A FORMAÇÃO DE CENTRALIDADES NA REGIÃO GEOGRÁFICA INTERMEDIÁRIA DE CAXIAS DO SUL A PARTIR DA ATUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Joseli Andrades Maia, Tânia Marques Strohaecker

Resumo


Com o objetivo de analisar a formação de centralidades oriundas da ação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o presente artigo articula a importância da atuação da instituição e de seus campi com aformação de centralidades em municípios externos à Região Geográfica Intermediária de Caxias do Sul e à Região Metropolitana da Serra Gaúcha, atraindo, assim, novos agentes de produção do espaço e atividades econômicas baseadas na capacidade de atração que uma Instituição de Ensino Superior (IES) possui. Utilizando como procedimento metodológico o trabalho de campo, usou-se como técnica o envio de questionário online aos estudantes da UCS. Segundo a percepção da amostra, com 816 estudantes participantes, a UCS possui importância na capacidade de atração e geração de centralidades, além de possuir relevância no fluxo de pessoas, de modo a contribuir com a economia local com o surgimento de novas atividades, bem como na contribuição de suas funções em escalas local, metropolitana e regional. Os fluxos migratórios de deslocamentos dos estudantes foram regionalizados a partir da proposta referenciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),o que permitiu visualizar, articular e hierarquizar os municípios de origem dos estudantes da amostra, promovendo, desse modo, a percepção do alcance espacial de uma IES.


Texto completo:

PDF

Referências


CARGNIN, A. P. Políticas de desenvolvimento regional do Rio Grande do Sul: vestígios, marcas e repercussões territoriais. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

CORRÊA, R. L. A rede urbana. São Paulo: Editora Ática, 1989.

FREIRE, H. P. O uso do território de Sobral-Ceará pelas Instituições de Ensino Superior. Dissertação de Mestrado: UECE/PROPGEO. 2011.

FRIEDMANN, J. A estratégia dos polos de crescimento como instrumento da política de desenvolvimento. In: PEROUX, F.;, FRIEDMANN, J.; TINBERGEN, J. (Org.) A planificação e os polos de desenvolvimento. Porto: Edições RÉS limitada, 1975.

GELPI, A.; KALIL, R. M. L. A cidade comentada: expressões urbanas e glossário em urbanismo. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. IBGE, Coordenação de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Regiões de Influência das Cidades: 2018. IBGE, Coordenação de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

MAIA, J. A. A espacialidade das Instituições de Ensino Superior no Rio Grande do Sul: Uma Rede de Múltiplos Circuitos. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

PLETSCH, M. Faculdade de Ciências Econômicas de Caxias do Sul: História e Memória (1954-1967). Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.

RECHE, D. A produção do espaço urbano de pequenas cidades no contexto regional de inserção da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional). Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

RORATO, G. Z. Expansão do Ensino Superior Federal, atores territoriais e emergência de novas escalas de poder e gestão: A Universidade Federal da Fronteira Sul (IFFS). Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional). Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 16ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2012.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GOVERNANÇA E GESTÃO (SPGG). Genealogia dos municípios do Rio Grande do Sul. Estado do Rio Grande do Sul. Departamento de Planejamento Governamental. Porto Alegre: SPGG, 2018.

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SPOG). Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SPOG, 4ª edição, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Joseli Andrades Maia, Tânia Marques Strohaecker

| Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul | Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS | ISSN 2446-7251 |