Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Antes de encaminhar uma submissão, o autor deve verificar se seu trabalho está de acordo com o foco e o escopo do Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul, que podem ser acessados aqui: "Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul é uma publicação semestral da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG - RS) e tem por objetivo a divulgação de artigos de caráter técnico e científico voltado para o conhecimento aplicado da Geografia e áreas afins, como Cartografia, Sociologia, História, Economia, Geologia, Relações Internacionais, entre outras. Trata-se de um periódico destinado ao fomento, à produção e à difusão do conhecimento que possua algum tipo de abordagem geográfica aplicada, tendo o Rio Grande do Sul como um elemento presente em análises nas escalas local, regional, nacional ou internacional".

Para o envio do trabalho, não é necessário que o autores possuam qualquer vínculo institucional com a editora do periódico, no caso, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS. 

A submissão de um trabalho requer prévio cadastramento do autor no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), no Portal das Revistas (http://revistas.planejamento.rs.gov.br), com o preenchimento dos dados requeridos, bem como a identificação do endereço do currículo Lattes (no campo URL) do autor ou autores do texto;

Os arquivos submetidos deverão estar em formato “.doc”, ".docx" ou “.odt”, sendo compatível com Microsoft Word, OpenOffice Writer, LibreOffice Writer e demais editores de texto.

O Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul aceita trabalhos nas seguintes extensões:

  • Artigo:deverá ter entre 15 e 25 páginas, incluindo tabelas, figuras, gráficos, notas e referências bibliográficas (desde que não ultrapasse 2MB). Ainda dentro destas especificações, o texto deverá vir acompanhado de um resumo de, no máximo, 20 linhas, cinco palavras-chave, abstract e keywords correspondentes e título em inglês.

  • Resenha: deverá ter entre 4 e 8 páginas, incluindo figuras, notas e tabelas (desde que não ultrapasse 2MB). O título da resenha deve ser o nome do livro resenhado, juntamente com o nome do autor. Ex.: “Resenha do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis”.

  • Nota técnica: deverá ter entre 4 e 10 páginas incluindo tabelas, figuras, gráficos, notas e referências bibliográficas (desde que não ultrapasse 2MB). Também deverá vir acompanhado de um resumo de, no máximo, 20 linhas, cinco palavras-chave, abstract e keywords correspondentes e título em inglês. Uma nota técnica difere de um artigo por não exigir, obrigatoriamente, a elaboração de uma fundamentação teórica, sendo um texto mais sucinto e, preferencialmente, de caráter aplicável. Nesse sentido, também podem ser submetidas propostas como foco no desenvolvimento de metodologias para outros estudos e trabalhos, sem a necessidade de apresentação de resultados.

  • Entrevista: deverá ter entre 4 e 10 páginas, incluindo figuras, tabelas, gráficos e notas. Também deverá ser incluído um breve currículo do entrevistado (pesquisador ou técnico de notório saber e comprovada experiência nas áreas abarcadas na política editorial deste periódico), colocado antes do conteúdo da entrevista.

As margens superiores e inferiores das páginas devem ter 3 cm, e as margens esquerda e direita, 2 cm.

O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5cm em todo o documento e a fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto nas situações específicas previstas nas diretrizes.

O recuo do início do parágrafo deve ser de 1,25cm, exceto nas situações previstas nas diretrizes.

O título do trabalho (em português e um correspondente ao abstract, no caso de artigos e notas) deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 14 e em negrito e letras maiúsculas. Se houver subtítulo, usar letras minúsculas. Após o título (e subtítulo), duas linhas em branco, deve estar o resumo. Tanto o resumo, quanto o abstract, devem estar com espaçamento entre linhas simples (1,0). 

No arquivo submetido para avaliação não devem constar o nome dos autores, nem qualquer tipo de referência que identifique a autoria.

Títulos de subcapítulos não devem ser numerados, sendo dispostos sem recuo, em letras maiúsculas e negrito, tamanho 12.

As notas de rodapé devem conter apenas informações explicativas ou complementares, obedecendo ordem sequencial. Devem ser inseridas na mesma fonte do documento, em tamanho 10, sempre na mesma página em que houve a menção;

As citações devem ser observadas de acordo com a norma ABNT NBR 10520/2023. Citações diretas, no próprio texto, devem ser seguidas da respectiva fonte: sobrenome do autor, ano de publicação e número da página entre parênteses, como no exemplo (Silva, 2023, p. 19). Citações diretas de até 3 linhas devem estar contidas no próprio texto, entre aspas duplas. Citações com mais de 3 linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem aspas e com fonte Times New Roman, tamanho 10, em espaçamento simples. Citações em idioma estrangeiro deverão ser traduzidas, transcrevendo o original em nota de rodapé.

A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação). É necessário conter, pelo menos, Introdução, Procedimentos Metodológicos ou Materiais e Métodos; Conclusão ou Considerações Finais; e as referências, além do desenvolvimento do trabalho.

As referências bibliográficas devem conter o sobrenome e iniciais do(s) autor(es), o título da obra, o local e a data de publicação, o nome do editor e o número de páginas, quando cabível, de acordo com a norma ABNT NBR 6023. Devem ser inseridas no final do trabalho, não justificadas, com espaçamento simples, e separadas entre si por um espaço simples;

As tabelas devem ser apresentadas no corpo do texto, sendo numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos, exibindo título completo e fonte somente com sobrenome do autor, exemplo: Santos (2013, p. 62); ou autoria institucional, ex: IBGE (2023);

Ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) devem ser inseridas no corpo do texto em formato ".gif" ou ".png" e também ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos, e citadas como figura, referindo-se a fonte.

Os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto (Ex.: http://www.planejamento.rs.gov.br) devem estar ativos e prontos para clicar.

Ao enviar os trabalhos para publicação, o(s) autor(es) concorda(m) com as diretrizes editoriais do Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul. Além disso, o(s) autor(es) assume(m) que o texto, bem como suas ilustrações, gráficos e tabelas são de sua inteira responsabilidade.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato “.doc”, ".docx" ou “.odt” em Microsoft Word, OpenOffice, LibreOffice ou demais editores de texto (desde que não ultrapasse 2MB).
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.:http://www.planejamento.rs.gov.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço 1,5 linha; usa a fonte Times New Roman, 12 pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final. Caso seja necessário, as tabelas devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e apresentar título e fontes completos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no editor de texto, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Ao realizar a submissão, o autor fica ciente de que a política de privacidade dessa publicação prevê que os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
 

Declaração de Direito Autoral

Aviso de Direito Autoral Creative Commons

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.