AS ORIGENS DA DEGRADAÇÃO DO ARROIO DILÚVIO

Claudio Evandro Bublitz

Resumo


Esse artigo consiste em uma análise histórico-geográfica do arroio Dilúvio, localizado na área urbana de Porto Alegre, abrangendo o período colonial. O objetivo principal é entender as origens de seu processo de degradação através de uma contextualização histórica e espacial, em uma investigação aberta das interações entre os sistemas sociais e naturais, as características socioambientais originais do arroio Dilúvio. Entender as formas de relacionamento homem/natureza, em particular no período da ocupação lusa na região. O artigo conclui sugerindo que a localização inicial do núcleo urbano de Porto Alegre como um interposto militar e comercial, junto à foz do arroio Dilúvio determinará mudanças importantes relacionadas ao seu destino, como a direção do crescimento urbano acompanhando seu curso e da ocupação de suas áreas de várzeas. O modo de vida dos colonizadores trazidas do “velho mundo” sem nenhuma preocupação ambiental, das funções determinadas ao arroio, como de saneador do núcleo urbano entre outras, acabam por originar sua degradação gerando um “sentimento negativo” da população em relação a este importante curso d’água, que resultará em suas futuras transformações, como o de sua canalização.


Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, A. H. A proteção do meio ambiente nos países menos desenvolvidos: o caso da América Latina. Revista Direito Ambiental. São Paulo: 1997.

CORUJA, A. A. P. Antigualhas: reminiscências de Porto Alegre. Porto Alegre: Companhia União de Seguros Gerais, 1983.

DICIONÁRIO ILUSTRADO TUPI GUARANI. Jacareí. Disponível em: http://www.dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/jacarei. Acesso em: 8 set. de 2018.

FLORES, M. Sítio Urbano. In: FLORES, H. A. H. (Org.). Porto Alegre: história e cultura, Porto Alegre: Martins Livreiro, 1987.

FORTINI, A. Porto Alegre Através dos Tempos. Porto Alegre: Divisão de Cultura, 1962.

FRANCA, D. T. (Coord.). A história do uso da água no Brasil: do descobrimento ao século XX. Brasília: ANA, 2007.

FRANCO, S. C. Porto Alegre: guia histórico. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 1998.

FUJIMOTO, N. S. V. M. Análise Ambiental Urbana na Área Metropolitana de Porto Alegre-RS: Sub-bacia Hidrográfica do Arroio Dilúvio. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia Física, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. 2001.

GUERRA, A. J. T.; GUERRA, A. T. Novo Dicionário Geológico-Geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olympo Editora, 1969.

KOEHLER, A. L. G. Retraçando os becos de Porto Alegre: visualizando a cidade invisível. 2015. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

KNIERIM, C.; CARELI, S. Releituras da História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: FIGTF/FAPA, 2012.

LAYTANO, D. Arquipélago dos Açores. Porto Alegre: EST/Nova Dimensão, 1987.

MACEDO, F. R. Porto Alegre: origem e crescimento. Porto Alegre: Livraria Sulina, 1968.

MACEDO, F. R. Porto Alegre: história e vida da cidade. Porto Alegre, Editora da Universidade, 1973.

MACEDO, F. R. História de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1998.

MENDONÇA, F. A. Geografia e meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1993.

MONTEIRO, C. Porto Alegre e suas escritas – histórias e memórias. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM FELIZARDO. Porto Alegre: SMC.

NOAL FILHO, V. A.; FRANCO, S. C. Os viajantes de Porto Alegre: 1890-1941. Santa Maria: Anaterra, 2004.

OLIVEIRA, C. S. Porto Alegre e sua formação. Porto Alegre: Metrópoles, 1985.

PESAVENTO, S. J. A emergência dos subalternos: trabalho livre e ordem burguesa. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1989.

PESAVENTO, S. J. O imaginário da cidade: visões do urbano: Paris, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1999.

SAINT-HILAIRE, A. F. C. P. Viagem ao Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiros, 1987.

SAINT-HILAIRE, A. F. C. P. August Saint-Hilaire em Porto Alegre: 1820-1821. Porto Alegre: PMPA/SMEC, 1979.

SANHUDO, A. V. Porto Alegre: crônicas da minha cidade. Caxias do Sul: UCS, 1979.

SANTOS, A. E. Herrmann Rudolf Wendroth. Folha de Estrela. Estrela-RS, 2010. Disponível em: https://estrela-riograndedosul.blogspot.com/2012/02/herrmann-rudolf-wendroth_18.html. Acesso em 25 fev. 2019.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

SOUZA, C. F. Plano Geral de Melhoramentos de Porto Alegre: o plano que orientou a modernização da cidade. Porto Alegre: Armazém Digital, 2008.

SOUZA, J. O. C. Territórios e povos originários (des)velados na metrópole de Porto Alegre. In: FREITAS, A. E. C.; FAGUNDES, L. F. C. Povos Indígenas na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba. Porto Alegre: PMPA/ Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, 2008.

SPALDING, W. Pequena História de Porto Alegre. Porto Alegre: Sulina, 1967.

WAINER, A. H. Legislação ambiental brasileira: subsídios para a história do direito ambiental. Rio de Janeiro: Revista Forense, 1999.

WEIMER, G. A Arquitetura. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1992.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Claudio Evandro Bublitz

| Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul | Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS | ISSN 2446-7251 |