O DESENVOLVIMENTO RURAL NOS DISCURSOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO

Alessandra Luther, Tatiana Engel Gerhardt

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de terminologias do desenvolvimento nos discursos da educação básica em escolas rurais e do campo. A proposta reflexiva deste trabalho é sobre a produção de discursos na educação que institucionalizam diferentes modelos de desenvolvimento rural, territorial e sustentável a partir de programas do Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). No contexto da escolarização obrigatória no Brasil, a Educação do Campo inicia em 1998, com novas propostas pedagógicas para o ensino em áreas rurais via exigências dos movimentos sociais. A Educação para a Reforma Agrária aborda temas sobre agroecologia, desenvolvimento local e agrário, luta social. A sustentabilidade é protagonista nos textos da Educação do Campo institucionalizada via políticas públicas no final dos anos 1990. Em 20 anos a Educação do Campo se apresenta como discurso contrário ao pensamento desenvolvimentista e agroexportador, baseando suas propostas na agricultura familiar, enraizamento, memória coletiva e desenvolvimento agroecológico. Com a pluralização dos programas da educação básica, técnica e superior para os povos do campo o discurso do desenvolvimento rural passa a ser tratado como empreendedorismo rural, modernização e inovação tecnológica, quando instituído por grandes corporações do agronegócio mundial, que passam a atuar nas escolas rurais do Brasil, como é o caso dos programas apresentados pelo Instituto Souza Cruz. A educação formal se mantém como dispositivo de controle do comportamento e de avaliação conteudista da aprendizagem com discursos pedagógicos voltados para a profissionalização agrícola e fixação do homem no meio rural.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 12 abr. 2019.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI. Educação do Campo: marcos normativos/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Brasília: SECADI, 2012. (PARECER CNE/CEB 01/2006: Parecer “Educação Básica do Campo”).

______. MDA. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. Disponível em: http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/Educa%C3%A7%C3%A3o%20do%20Campo%20e%20Pesquisa%20-%20Quest%C3%B5es%20para%20reflex%C3%A3o%20-%20M%C3%B4nica%20Castagna%20Molina%20-%20MDA,%202006.pdf. Acesso em: 29 abr. 2019.

______. Decreto n.º 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), 2010. Brasília: Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em: 29 abr. 2019.

BOAS PRÁTICAS. Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável. Áreas temáticas. Juventude Rural: Projeto Novos Rurais (03 C). Disponível em: http://www.boaspraticas.org.br/index.php/pt/areas-tematicas/inclusao-socio-produtiva/18 5-programa-novos-rurais-pt. Acesso em: 29 abr. 2019.

BRÜGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? 3.ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004

CASTRO-GÓMEZ, S. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da invenção do outro. En: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

CEDEJOR – Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural. Sobre o programa Cedejor - Quem somos. Disponível em: http://cedejor.blogspot.com/p/quem-somos.s.htm. Acesso em: 02 mai. 2019.

ESCOBAR, A. El “postdesarrollo” como concepto y práctica social. In MATO, D. (coord.), Políticas de economía, ambiente y sociedad en tiempos de globalización. Caracas: UCV, 2005.

______. La Invencción del Tecer Mundo. Construcción y desconstrucción del desarrollo. Fundación Editorial El perro e la rana. Caracas: El Perro y La Rana, 2007.

FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Disponível em: http://www.fao.org/about/en/. Acesso em 02 mai. 2019.

FINOKIET, M.. Discursos e práticas sociais em escolas de Canguçu – RS. Articulações entre racialização e desenvolvimento. 2016. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

FOUCAULT, M. Aula de 14 de Março de 1979.In: Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008, p. 297-320.

______. Aula de 17 de março de 1976. Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France (1975-1976), São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 285- 351.

______. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2014.

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2005.

GOMÉZ, J. G.. Desenvolvimento em (des)construção. Narrativas escalares sobre desenvolvimento territorial rural. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2006.

ILLICH, I. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes, 1985.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA. Panorama da educação no campo. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484154/Panorama+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+do+Campo/5b9c2ed7-208b-48ff-a803-cd3851c5c6c9?version=1.2. Acesso em: 08 jun. 2019.

______. Censo Escolar da educação básica: 2012 – resumo técnico – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013. 41 p.; tab. ISBN: 978-85-7863-023-2. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2012.pdf. Acesso em: 08 jun. 2019.

______. Censo Escolar da Educação Básica, 2013, Notas estatísticas. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf. Acesso em: 20 mai. 2018.

______. Censo escolar [vários anos]. Brasília: INEP, [s.d.] Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/censo-escolar. Acesso em: 18 mai. 2019.

______. Censo Escolar da Educação Básica 2016. Notas Estatísticas Brasília: INEP, 2017.

LUTHER, A. Discursos para a educação básica e superior do campo: Adestramento ou Desenvolvimento Rural? 2018. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MACHADO, J. G. R.; PAMPLONA, J. B. A ONU e o desenvolvimento econômico: uma interpretação das bases teóricas da atuação do PNUD. Economia e Sociedade, Campinas, v. 17, n. 1 (32), p. 53-84, abr. 2008.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Pela vida, pela dignidade e pelo território: um novo léxico teórico político desde as lutas sociais na América Latina/Abya Yala/Quilombolas. Polis [Online], 41 | 2015. Disponível em: http://journals.openedition.org/polis/11027. Acesso em: 1 mai. 2019.

RIBEIRO, M. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educ. Pesqui. Vol.34, n.1. São Paulo: Jan./Apr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022008000100003. Acesso em: 18 abr. 2019.

______. Política educacional para populações camponesas: da aparência à essência. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, jul.-set. 2013.

SAID, E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e emoção. 4.ed. São Paulo: Editora da USP, 2009.

______. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Editora da USP, 2002.

______. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico científico informacional. São Paulo: Editora da USP, 2013.

SILVA, J. F. et al. Paradigmas da educação do campo: um olhar a partir dos estudos pós-coloniais latino americanos. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.2, p.09-38, jul./dez. 2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5100. Acesso em: 02 mai. 2019.

SILVA, G. A. B.; PASSADOR, J. L. Educação do campo: Aproximações conceituais e evolução histórica no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 2016.

SOUZA, M. M.. Imperialismo e educação do campo. Araraquara: São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. 328 p. (Temas em Educação Escolar, n.19).

SOUZA CRUZ. Nossa História. Disponível em: http://www.souzacruz.com.br/group/sites/SOU_AG6LVH.nsf/vwPagesWebLive/DOAG7DX. Acesso em: 10 abr. 2019.

WESCHENFELDER, N. V. Uma história de governamento e de verdades: educação rural no RS 1950/1970. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Alessandra Luther, Tatiana Engel Gerhardt

| Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul | Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS | ISSN 2446-7251 |