ÁREA DIRETAMENTE ATINGIDA (ADA) PELOS DESASTRES NATURAIS OCORRIDOS NO RIO GRANDE DO SUL EM MAIO DE 2024

Luciana da Silva Mieres, Mariana Lisboa Pessoa, Luana de Lima e Silva, Fernando Dreissig de Moraes, Laurie Fofonka Cunha

Resumo


Entre o final de abril e o início de maio de 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou um evento climático extremo, com chuvas intensas especialmente nas regiões nordeste, norte e central do estado. Estações da ANA, CEMADEN e INMET registraram volumes de até 400 mm em menos de duas semanas, chegando a ultrapassar 900 mm em algumas localidades, valores muito superiores à média histórica. As chuvas provocaram inundações severas em diversas bacias hidrográficas, como as dos rios Caí, Jacuí, Sinos, Paranhana e Taquari. Destaca-se que dos 497 municípios gaúchos, 95 entraram em estado de calamidade pública e 357 em situação de emergência, atingindo mais de 877 mil pessoas. A delimitação das Áreas Diretamente Atingidas (ADA) começou ainda no mês de maio e prosseguiu ao longo do ano, possibilitando agilidade na identificação dos beneficiários do Programa Volta por Cima e SOS PIX. A obtenção da ADA só foi possível graças às instituições parceiras que subsidiaram o Estado com produtos cartográficos desenvolvidos por processamento digital de imagens, modelagem hidrodinâmica e pelo trabalho de validação, este desenvolvido pelos analistas da SPGG-RS.

Texto completo:

PDF

Referências


RIO GRANDE DO SUL. Decreto N°57.418, de 29 de dezembro de 2023. Cria o Programa Volta por Cima e institui o auxílio financeiro destinado à população vítima das contingências decorrentes das chuvas intensas e enchentes no Rio Grande do Sul.

RIO GRANDE DO SUL. Mapa Único Plano Rio Grande – MUP. Disponível em: https://mup.rs.gov.br. Acesso em: 29 maio. 2024.

RIO GRANDE DO SUL. SOS Rio Grande do Sul. Disponível em: https://sosenchentes.rs.gov.br/inicial. Acesso em: 29 maio. 2024.

RIO GRANDE DO SUL. Devolve ICMS – Linha Branca. Disponível em: https://sosenchentes.rs.gov.br/devolve-icms-linha-branca. Acesso em: 29 maio. 2024.

PAIVA, R.; COLLISCHONN, W.; MIRANDA, I.P.; DORNELLES, F.; GOLDENFUM, J.; FAN, F.; RUHOFF, A.; FAGUNDES, H. Critérios hidrológicos para adaptação à mudança climática: Chuvas e cheias extremas na Região Sul do Brasil. Nota técnica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Porto Alegre. 27 de maio de 2024.

COLLISCHONN, W.; RUHOFF, A.; CABELEIRA, R.; PAIVA, R.; FAN, F.; POSSA, T. Chuva da cheia de 2024 foi mais volumosa e intensa que a da cheia de 1941 na bacia hidrográfica do Guaíba. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Pesquisas Hidráulicas. 2024.Porto Alegre.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Luciana da Silva Mieres, Mariana Lisboa Pessoa, Luana de Lima e Silva, Fernando Dreissig de Moraes, Laurie Fofonka Cunha

| Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul | Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS | ISSN 2446-7251 |