A PAISAGEM DO BARRA SHOPPING SUL E SEU ENTORNO: UMA ANÁLISE PELA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS PARA O PLANEJAMENTO LOCAL E REGIONAL

Andréia Castro de Paula Nunes, Bruno Ponzani Gelain, Edgar Garcia Velozo, Tiago Antonio Zilio, Roberto Verdum

Resumo


Diante da necessidade de revisão de Plano Diretor de Porto Alegre e da sua divisão em regiões de planejamento, em busca de um melhor entendimento de suas especificidades e de suas diversidades, a Região de Gestão do Planejamento 5 apresenta diversas questões importantes a serem consideradas. Entre elas, está a construção e funcionamento de um shopping que, em um processo de gentrificação, desocupou e realocou uma vila inteira. Com vistas a auxiliar na produção de informações para o planejamento regional participativo, o presente trabalho buscou analisar a percepção dos usuários do Barra Shopping Sul, e dos habitantes de seus arredores, para compreender a paisagem desta área, que faz parte e que cumpre com um importante papel na dinâmica urbana da Região de Gestão do Planejamento 5, do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental da cidade de Porto Alegre. A partir de uma explanação sobre o Plano Diretor de Porto Alegre, e de sua revisão em curso, pretende-se apresentar a Região de Gestão do Planejamento 5, seus bairros e o empreendimento do Barra Shopping Sul e seus arredores, através do emprego de um questionário sobre a percepção dos usuários dessa área no bairro Cristal, buscando analisar os dados obtidos e realizar uma leitura da paisagem da localidade. Verificou-se, nas considerações finais, que a percepção e a relação do público com a paisagem da área de entorno do Barra Shopping Sul não se devem, apenas, ao shopping, mas, principalmente, às atividades de lazer nos arredores do empreendimento, com fortíssima relação com a orla do Guaíba, com a ciclovia, com o museu e com os parques do entorno.


Texto completo:

PDF

Referências


BERQUE, A. Introduction. In: BERQUE, A. et al. Cinq propositions pour une théorie du paysage. France: Champs Vallon, 1994.

BOCK, A. M. B. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

BUELLER, C. Para organizar a cidade: os desafios da revisão do Plano Diretor. Correio do Povo, Porto Alegre, ano 125, 17 fev. 2020, p. 18.

DIONI, C. Barra Shopping Sul muda paisagem do Cristal. Jornal JA [online], Porto Alegre, 17 out. 2008. Disponível em: http://www.jornalja.com.br/arquivo/BarraShoppingsul-muda-paisagem-do-cristal-em-porto-alegre/. Acesso em 14 nov. 2020.

PORTAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Governadora recebe construtores do Barra Shopping Sul em Porto Alegre. Porto Alegre, 15 mai. 2007. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/governadora-recebe-construtores-do-BarraShoppingsul-em-porto-alegre. Acesso em: 14 nov. 2020.

MADEIRA FILHO, M. L. Shopping center: consumo do espaço, cotidianidade e fetichismo. 2016. 210 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista em Franca, Rio Claro, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/134293. Acesso em: 28. abr. 2021.

MEINIG, D. W. O olho que observa: dez versões da mesma cena. Espaço e cultura, UERJ, n. 16, p. 35-43, 2003.

MERLEAU-PONTY, M. Phenomenology of Perception. [s.l.]: Routledge, 2013.

MULTIPLAN. Quem somos.Disponível em: https://www.multiplan.com.br/pt-br/a-empresa/quem-somos. Acesso em: 14 nov. 2020.

OLIVEIRA, L. Percepção ambiental. Revista Geografia e Pesquisa, Ourinhos, v. 6, n. 2, p. 56-72, jul./dez. 2009

OLIVEIRA FILHO, J. T. A participação popular no planejamento urbano: A experiência do plano diretor de Porto Alegre. 2009. Tese (Doutorado) ‒ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

OBSERVAPOA. Regiões de Gestão e Planejamento da cidade. Shape file. [Online].Disponível em: http://observapoa.com.br/default.php?reg=259&p_secao=46. Acesso em: jan. 2020.

PINHEIRO, J. Q. Experiência “ambiental” de ambientes representados. In: GÜNTHER, H; PINHEIRO, J. Q.; GUZZO, R. S. L. Psicologia ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente. Campinas: Alínea, 2004. p. 166-180.

RIO GRANDE DO SUL. Governadora recebe construtores do BarraShoppingSul em Porto Alegre. Gov. RS. Novas Façanhas, Porto Alegre, 15 maio. 2017. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/governadora-recebe-construtores-do-barrashoppingsul-em-porto-alegre. Acesso em: 8 jan. 2021.

ROLNIK, R. Paisagens para a renda, paisagens para a vida. Revista interdisciplinar, Belo Horizonte, v. 5, p. 20-43, 2019.

SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço Habitado. 6. ed. São Paulo: Edusp, 2007.

SFREDO, M. Venda do Golden Lake, com 18 torres ao lado de shopping em Porto Alegre, começa em janeiro. Gaúcha ZH, Porto Alegre, 17 dez. 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/marta-sfredo/noticia/2020/12/venda-do-golden-lake-com-18-torres-ao-lado-de-shopping-em-porto-alegre-comeca-em-janeiro-ckis14o9z001g019wog14ynob.html. Acesso em: 8 jan. 2021.

SOUZA, M. L. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.

TUAN, Y.-F. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São

Paulo: DIFEL, 1980.

VERDUM, R.; VIEIRA, F. S. F.; PIMENTEL, M. R. As Múltiplas Abordagens para o Estudo da Paisagem. Espaço Aberto, PPGG-UFRJ, v. 6, n. 1, p. 131-150, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Andréia Castro de Paula Nunes, Bruno Ponzani Gelain, Edgar Garcia Velozo, Tiago Antonio Zilio, Roberto Verdum

| Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul | Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS | ISSN 2446-7251 |