RESENHA DO LIVRO “CONSCIÊNCIA DE CLASSE E DE LUGAR, PRÁXIS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL” DE MARCOS AURELIO SAQUET

Arthur Breno Stürmer

Resumo


Expoente dos estudos territoriais, Marcos Aurelio Saquet traz, em "Consciência de classe e de lugar, práxis e desenvolvimento territorial", uma síntese de sua contribuição às concepções de Geografia, desenvolvimento e território, bem como à perspectiva conhecida como histórico-crítica, (i)material/pluridimensional e relacional/reticular/transversal/transescalar que hoje se adota nos estudos, pesquisas e análises territoriais. Em textos bem acessíveis, a obra trata de temas como formação da Agroecologia, práticas camponesas agroecológicas no sudoeste paranaense e a importância dos circuitos curtos para o desenvolvimento territorial.


Texto completo:

PDF

Referências


SAQUET, Marcos Aurelio. Abordagens e concepções de território. 3. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2013.

______. Por uma geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. 2. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.

______. Consciência de classe e de lugar, práxis e desenvolvimento territorial. Rio de Janeiro: Consequência, 2017.

SAQUET, Marcos Aurelio; SPOSITO, Eliseu Savério (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. 2. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Arthur Breno Stürmer

| Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul | Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS | ISSN 2446-7251 |