RESENHA DO LIVRO “CONSCIÊNCIA DE CLASSE E DE LUGAR, PRÁXIS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL” DE MARCOS AURELIO SAQUET
Resumo
Expoente dos estudos territoriais, Marcos Aurelio Saquet traz, em "Consciência de classe e de lugar, práxis e desenvolvimento territorial", uma síntese de sua contribuição às concepções de Geografia, desenvolvimento e território, bem como à perspectiva conhecida como histórico-crítica, (i)material/pluridimensional e relacional/reticular/transversal/transescalar que hoje se adota nos estudos, pesquisas e análises territoriais. Em textos bem acessíveis, a obra trata de temas como formação da Agroecologia, práticas camponesas agroecológicas no sudoeste paranaense e a importância dos circuitos curtos para o desenvolvimento territorial.
Referências
SAQUET, Marcos Aurelio. Abordagens e concepções de território. 3. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2013.
______. Por uma geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. 2. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.
______. Consciência de classe e de lugar, práxis e desenvolvimento territorial. Rio de Janeiro: Consequência, 2017.
SAQUET, Marcos Aurelio; SPOSITO, Eliseu Savério (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. 2. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.