Sobre a Revista
Foco e Escopo
Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul é uma publicação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG - RS) e tem por objetivo a divulgação de trabalhos de caráter técnico e científico voltados para o conhecimento aplicado da Geografia e áreas afins. Trata-se de um periódico destinado ao fomento, à produção e à difusão do conhecimento que possua algum tipo de abordagem geográfica aplicada, tendo o Estado do Rio Grande do Sul como um elemento presente em análises nas escalas local, regional, nacional ou internacional.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos encaminhados ao Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul serão avaliados por dois pareceristas do Comitê Científico ou pareceristas Ad-hoc. Para esta tarefa, utilizar-se-á o sistema duplo cego na emissão dos seguintes conceitos:
- aprovado para publicação;
- aprovado com correções;
- rejeitado para publicação.
Caso o trabalho receba um parecer aprovado para publicação e outro rejeitado para publicação, será encaminhado a um terceiro parecerista que emitirá um juízo definitivo sobre o mesmo.
O trabalho que receber um parecer aprovado com correções e outro rejeitado para publicação, será rejeitado pelos editores.
O trabalho que receber um parecer aprovado com correções e outro aprovado para publicação, ou ainda, dois pareceres aprovados com correções será encaminhado ao autor para que providencie as alterações solicitadas pelos pareceristas.
Os trabalhos não aceitos serão devolvidos e o autor será comunicado da decisão.
Poderão ser publicadas contribuições escritas por professores, técnicos, pesquisadores e estudantes, desde que os mesmos sejam de interesse da Geografia e suas áreas afins e que o trabalho possua algum tipo de abordagem geográfica aplicada, tendo o Rio Grande do Sul como um elemento presente em análises nas escalas local, regional, nacional, ou internacional.
Os editores não assumem a responsabilidade por conceitos emitidos em artigos assinados e matéria transcrita.
Os editores se reservam o direito de:
- selecionar os artigos para publicação;
- ouvir parecer de especialista para averiguar a qualidade do trabalho;
- proceder à revisão gramatical dos textos; e
- fazer correções desde que não alterem o conteúdo.
Periodicidade
Publicação contínua
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona uma maior facilidade para a democratização do conhecimento.
O Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul não realiza qualquer tipo de cobrança de taxa para processamento ou submissão de artigos. O periódico é totalmente livre e gratuito.
Indexadores e bases bibliográficas
O Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul consta nos seguintes indexadores e bases bibliográficas:

Regulamento
O regulamento do Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul pode ser acessado aqui.
Licença Creative Commons
Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) - Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Qualis Periódicos
A3 (2017-2020)
Histórico do periódico
O Boletim Geográfico do Estado do Rio Grande do Sul teve sua primeira edição lançada em julho de 1955, em um contexto histórico no qual a ciência geográfica apresentava um viés bastante descritivo dentro de seus estudos, possuindo importância estratégica para o conhecimento do território. Já no primeiro número, o editorial do Boletim destaca o objetivo de incentivar estudos geográficos e de levantamento básico do Estado. Neste mesmo editorial também se ressalta a importância desses estudos para o desenvolvimento econômico, político e cultural.
De maneira geral, as primeiras edições se caracterizaram pela publicação de estudos dos técnicos e também de notícias e eventos relativos à Geografia e Cartografia do Rio Grande do Sul, bem como as atividades do Serviço Estadual de Geografia (que, em 1964, se tornaria a atual Divisão de Geografia e Cartografia). Não havia uma periodicidade claramente definida; contudo, de maneira geral, lançou-se pelo menos uma edição anual entre 1955 e 1963, quando houve o primeiro hiato na publicação. A publicação voltaria a ser reativada em 1971, momento em que são lançados sete números anuais consecutivos até 1976. Novamente ocorre um período de interrupção, até que, em 1980, são apresentados os últimos quatro números em apenas uma tiragem (referentes ao período entre 1977 e 1980). Houve um hiato na publicação até 2014, quando este periódico é reativado. Desde então, tem sido publicado semestralmente. A partir de 2025, passa a adotar o modelo de publicação contínua.