Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul é uma publicação semestral da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG - RS) e tem por objetivo a divulgação de artigos de caráter técnico e científico voltado para o conhecimento aplicado da Geografia e áreas afins, como Cartografia, Sociologia, História, Economia, Geologia, Relações Internacionais, entre outras. Trata-se de um periódico destinado ao fomento, à produção e à difusão do conhecimento que possua algum tipo de abordagem geográfica aplicada, tendo o Rio Grande do Sul como um elemento presente em análises nas escalas local, regional, nacional ou internacional.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas técnicas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos encaminhados ao Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul serão avaliados por dois pareceristas do Conselho Editorial ou pareceristas Ad-hoc. Para esta tarefa, utilizar-se-á o sistema duplo cego na emissão dos seguintes conceitos:

  • aprovado para publicação;
  • aprovado com correções;
  • rejeitado para publicação.


Caso o trabalho receba um parecer aprovado para publicação e outro rejeitado para publicação, será encaminhado a um terceiro parecerista que emitirá um juízo definitivo sobre o mesmo.
O trabalho que receber um parecer aprovado com correções e outro rejeitado para publicação, será rejeitado pelos editores.
O trabalho que receber um parecer aprovado com correções e outro aprovado para publicação, ou ainda, dois pareceres aprovados com correções será encaminhado ao autor para que providencie as alterações solicitadas pelos pareceristas.
Os trabalhos não aceitos serão devolvidos e o autor será comunicado da decisão.
Poderão ser publicadas contribuições escritas por professores, técnicos, pesquisadores e estudantes, desde que os mesmos sejam de interesse da  Geografia e suas áreas afins e que o trabalho possua algum tipo de abordagem geográfica aplicada, tendo o Rio Grande do Sul como um elemento presente em análises nas escalas local, regional, nacional, ou internacional.

Os editores não assumem a responsabilidade por conceitos emitidos em artigos assinados e matéria transcrita.


Os editores se reservam o direito de:

  • selecionar os artigos para publicação;
  • ouvir parecer de especialista para averiguar a qualidade do trabalho;
  • proceder à revisão gramatical dos textos; e
  • fazer correções desde que não alterem o conteúdo.

 

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona uma maior facilidade para a democratização do conhecimento.

O Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul não realiza qualquer tipo de cobrança de taxa para processamento ou submissão de artigos. O periódico é totalmente livre e gratuito.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores e bases bibliográficas

O Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul consta nos seguintes indexadores e bases bibliográficas: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Regulamento

O regulamento do Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul pode ser acessado aqui.

 

Licença Creative Commons

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.

 

Qualis Periódicos

A3 (2017-2020)

 

Redes sociais