A ideologia econômica dos presidentes na América Latina: um indicador a partir dos programas de governo eleitorais

Augusto Neftali Corte de Oliveira

Resumo


Resumo
Frequentemente, pesquisas no campo das Ciências Sociais, em especial na Ciência Política e na Economia, demandam considerações sobre as diferenças ideológicas dos presidentes de países latino-americanos. Essa é uma preocupação relevante quando se procura compreender os efeitos das instituições políticas sobre o desempenho da economia (ciclos político-partidários), bem como o estudo das respostas eleitorais às percepções econômicas (accountability econômica). No entanto, a ideologia dos partidos e candidatos muda ao longo do tempo, de maneira que nem sempre é fácil classificar e distinguir as experiências políticas. Para enfrentar esse desafio, foi criado o Banco de Asserções Programáticas, que, por meio de uma estratégia de análise de conteúdo, reúne a posição dos programas de governo em 71 temas ligados à política econômica, cobrindo 62 eleições presidenciais em 16 países da América Latina entre 1998 e 2014. No presente artigo, é abordada a estratégia desenvolvida na formação do Banco de Asserções Programáticas, e são discutidas potencialidades de seu uso. Com essa intenção, o artigo apresenta um panorama da mudança ideológica dos ocupantes das presidências latino-americanas ao longo da primeira década do século XXI.

Palavras-chave: programas de governo; América Latina; análise de conteúdo.


TÍTULO EM INGLÊS
The Latin American presidents’ economic ideology: an indicator from the electoral plans

Abstract
Frequently, Social Science studies, especially those concerning Political Science and Economy, request considerations about the Latin American presidents’ ideological differences. This is a relevant concern when we try to understand the effects of the political institutions on the performance of economy (political cycles) and the study of the electoral responses to the perceptions of economy (economic accountability). However, the parties’ and the candidates’ ideologies change over time, so categorizing and distinguishing political experiences is not always easy. To address this challenge, the Database of Programmatic Assertions was created, which, by means of a content analysis strategy, brings together the position of government plans on 71 issues related to the economic policy, covering 62 presidential elections in 16 Latin American countries, in the period between 1998 and 2014. In this article, we approach the strategy developed in the formation of the Database of Programmatic Assertions and discuss its potential uses. For this, we present an overview of the Latin American presidents’ ideological changes in the first decade of the 21st century.

Keywords: government platform; Latin America; content analysis.

Artigo recebido em 25 mar. 2015
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Classificação JEL: D78 - Positive Analysis of Policy Formulation and Implementation

Palavras-chave


Ideologia Econômica, Presidentes, América Latina, Análise de Conteúdo.

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ISSN 1806-8987