Ações de inclusão produtiva urbana no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria no Rio Grande do Sul

Isabel Noemia Junges Ruckert, Maria Mercedes Rabelo

Resumo


Resumo
O presente artigo tem como objetivo examinar os programas de inclusão produtiva urbana e, mais especificamente, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego-Brasil Sem Miséria (Pronatec-BSM) no Brasil e no Rio Grande do Sul. Desde a criação do Pronatec, em 2011, o Rio Grande do Sul é o estado que mais disponibilizou matrículas no País (10,6% do total). Observou-se que o perfil dos alunos do Pronatec-BSM no Estado difere daquele do resto do País, destacando-se uma maior presença de pessoas com mais de 40 anos de idade, bem como uma maior participação de alunos com menor escolaridade, o que sugere uma melhor adequação ao público-alvo do Programa. Conclui-se que o Pronatec deve fazer parte de um amplo esforço de escolarizar e de qualificar o trabalhador, para além das necessidades de um emprego imediato, dotando-o de formação e de habilidades que o encaminhem a uma inserção no mundo do trabalho de forma permanente.

Palavras-chave: Inclusão produtiva; qualificação profissional; Pronatec

TÍTULO EM INGLÊS
Productive urban inclusion actions under the Plan Brazil Without Extreme Poverty in Rio Grande do Sul

Abstract
This article aims to examine the urban productive inclusion programs and, more specifically, the National Program of Access to Technical Education and Employment-Brazil Without Extreme Poverty (Pronatec--BSM) in Brazil and in Rio Grande do Sul. Since the creation of the Pronatec, in 2011, Rio Grande do Sul has been the State with the highest percentage of enrollment availability in Brazil (10.6% of the total). The profile of the Pronatec-BSM students in this state has been noted to differ from that of the rest of the country, with a greater presence of people over 40 years of age, as well as a greater participation of students with less schooling, which suggests a better match to the target audience of the program. It is concluded that the Pronatec must be part of a broader effort to educate and train workers beyond the need for immediate employment, providing them with the training and the skills that will enable them to find a permanent place in the world of work.

Keywords: Productive inclusion; professional qualification; Pronatec.

Artigo recebido em 09 jan. 2015.

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ISSN 1806-8987