SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO RS

Carla Giane Soares da Cunha

Resumo


O texto apresenta uma breve síntese da situação da Educação no Estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 2010 e 2013, como parte dos subsídios para o estudo RS 2030. São abordados o índice de alfabetização, anos de estudo da população, características da rede estadual de ensino, aspectos da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e de outras modalidades de Educação. Foram utilizados dados do Censo Escolar do Ministério da Educação, de Diagnóstico produzido pela Secretaria Estadual de Educação e do Atlas Socioeconômico do Estado, da Secretaria do Planejamento. Sempre que possível, foram apresentados dados referentes aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento, os COREDEs, bem como realizadas comparações com a situação brasileira. Através da análise, foi possível perceber que, a despeito do aumento da taxa de alfabetização, dos anos de estudo, da cobertura plena do atendimento do Ensino Fundamental e da melhoria do IDEB do Ensino Médio no último ano analisado, ainda se verifica heterogeneidade entre as regiões, bem como a existência de alunos fora da escola na Educação Infantil e no Ensino Médio. Além disso, um dos principais problemas refere-se à qualidade do ensino, que se reflete nos indicadores de rendimento escolar. Vislumbra-se, também, uma demanda estabilizada para a educação nas próximas décadas, em função das projeções populacionais para o Estado.


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| Revista Estudos de Planejamento | ISSN 2595-9018 |