Análise da margem de comercialização do arroz gaúcho no mercado de São Paulo, após o Plano Real
Resumo
Neste artigo, examinam-se os fatores que afetaram a margem de comercialização do arroz produzido no Rio Grande do Sul (principal produtor nacional) e consumido na Cidade de São Paulo (maior centro consumidor), após o Plano Real. Para tanto, estimou-se um modelo econométrico utilizando a metodologia de Autorregressão Vetorial com Correção de Erro (VEC), com identificação pelo processo de Sims/Bernanke. Os resultados mostraram que as variáveis representativas dos custos de comercialização impactaram, positivamente, a margem, assim como a variável proxy do custo agrícola, indicando, conforme o modelo teórico apresentado, que as variações de preços do arroz partiram, predominantemente, do segmento varejista. Adicionalmente, observou-se que as mudanças da margem são explicadas sobretudo pelos choques de demanda (preço ao varejo) e de oferta (preço ao produtor), em detrimento dos choques de custos dos insumos de comercialização e dos insumos agrícolas.
Palavras-chave: arroz; margem de comercialização; custos de comercialização
TÍTULO EM INGLÊS
Analysis of the marketing margin of the rice produced in the State of Rio Grande do Sul in the market of the city of São Paulo in the post- Real Plan period
Abstratct
In this article, we examine the factors that affected the marketing margin of the rice produced in the State of Rio Grande do Sul (the main national producer) and consumed in the city of São Paulo (the biggest consuming center) in the post-Real Plan period. For this purpose, we estimated an econometric model by using the Auto-Regression Model with Vector Error Correction (VEC), with identification by the Sims/Bernanke procedure. The results show that the variables representing the marketing costs have positively affected both the margin and the proxy representing the agricultural cost, indicating, according to the theoretical model presented, that the changes in the rice price originated predominantly in the retail segment. Additionally, we observed that changes in the marketing margin are explained mainly by the demand shocks (retail price) and the supply shocks (producer price) as opposed to the cost shocks of the marketing and agricultural inputs.
Keywords: rice; marketing margin; marketing cost
Classificação JEL: Q13, Q12, C32
Artigo recebido em jul. 2013 e aceito para publicação em out. 2015.
Palavras-chave
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PDFISSN 1980-2668