AJUSTE METODOLÓGICO NAS VARIÁVEIS PARA A OBTENÇÃO DO ÍNDICE DE GEODIVERSIDADE NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL (BRASIL)
Resumo
A geodiversidade é reconhecida como a diversidade abiótica de uma determinada paisagem e sua avaliação é possível a partir de métodos quantitativos, qualitativos e quali-quantitativos. Dentro da perspectiva quantitativa, as metodologias de avaliação por meio de índices ganham destaque, pois permitem a identificação de áreas onde a geodiversidade possui alta variabilidade espacial de seus elementos (geologia, geomorfologia, hidrografia e pedologia). O objetivo do presente trabalho é propor e discutir ajustes metodológicos para a obtenção do índice de geodiversidade para o município de São Lourenço do Sul (Brasil). Assim, através da aplicação metodológica de Forte et al. (2018) foi possível a obtenção de um índice de geodiversidade para a área de estudo. Após a obtenção dos resultados iniciais derivados da quantificação da geodiversidade foram realizados trabalhos de campo, onde foi verificada a necessidade de ajustes ao método de mensuração utilizado, em especial nas variáveis geologia, geomorfologia e hidrografia. Os ajustes destas variáveis se deram a partir da diferenciação das condições abióticas entre a Unidade da Paisagem Planalto e Unidade da Paisagem Planície. Estas diferenciações geram distintas respostas nas variáveis que compõe o índice de geodiversidade. Os resultados evidenciaram que os ajustes metodológicos permitiram a obtenção de produtos cartográficos mais coerentes com a realidade físico-ambiental do município de São Lourenço do Sul, reforçando a importância do trabalho de campo, principalmente nos aspectos que compreendem a verificação e escolha adequada das variáveis a serem utilizadas, bem como nas ferramentas de processamento em ambiente SIG. O índice de geodiversidade pode orientar na tomada de decisão voltada à gestão territorial, assim evidenciando a importância destes produtos cartográficos, baseados em variáveis que representam o mais próximo da realidade da área a ser estudada.
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