REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL

Mateus Pessetti, Ligian Cristiano Gomes

Resumo


O texto realiza uma discussão teórica a respeito dos diferentes processos de regionalização que se manifestaram/manifestam no Estado do Rio Grande do Sul. Haja vista a maior abrangência das regiões propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realizou-se um resgate histórico dos seguintes recortes regionais: Microrregiões e Mesorregiões Homogêneas, Microrregiões e Mesorregiões Geográficas, e por fim, as Regiões Imediatas e Intermediárias. Metodologicamente o trabalho estruturou-se nas seguintes etapas: a) revisão teórica a respeito do conceito de região e regionalização, considerados estruturantes para o tema investigado; b) levantamento de informações secundárias através do site do IBGE, onde encontram-se disponíveis as informações históricas das classificações regionais; c) elaboração de mapas temáticos por meio do Software QGis, espacializando as diferentes propostas regionais, exceto referentes às micro e mesorregiões geográficas, pois optou-se em utilizar os mapas produzidos pela Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul - FEE; d) Análise e interpretação das informações coletadas. Tal investigação permite levantar informações históricas e espaciais que possibilitam compreender os diferentes processos de regionalização e como estes se manifestaram no Rio Grande do Sul.

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


BEZZI, M. L.. Região: uma revisão historiográfica – da gênese aos novos paradigmas. Santa Maria: UFSM, 2004.

BITENCOURT, L. R. A reorganização socioeconômica e espacial da região do COREDE Produção/RS. Santa Maria (Tese de Doutorado em Geografia) – PPGGEO/UFSM. 2018.

CHRISTOFOLETTI, A. Definição e objeto da Geografia. Geografia, Rio Claro, v. 8, n. 15/16, p. 1 – 28, out. 1983.

CORRÊA, R. L. Região e Organização espacial. São Paulo: Ática, 2000.

CORRÊA, R. L. Estudos sobre a Rede Urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. Mapa das Microrregiões e Mesorregiões Geográficas de 1990. Disponível em: http://feedados.fee.tche.br/feedados/#!home/unidadesgeograficas. Acesso em jun. 2020.

GALVÃO, M. V.; FAISSOL, S. A revolução quantitativa na Geografia e seus reflexos no Brasil. Revista Brasileira de Geografia. Vol. 32, No. 4, p. 5-22. Rio de Janeiro, 1970.

HAESBAERT, R., Regional – Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010.

HARTSHORNE, R. Propósitos sobre a natureza da Geografia. 2 ed. São Paulo: Hucitec, EDUSP, 1978.

HARVEY, D. A justiça social e a cidade. São Paulo: EDHUCITEC, 1985.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sinopse Estatística do Brasil. Rio de Janeiro, 1977.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão Regional em Microrregiões e Mesorregiões Geográficas. IBGE, Rio de Janeiro, 1990.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão Regional em Regiões Geográficas Intermediárias e Imediatas. IBGE, Rio de Janeiro, 2017.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Malhas digitais. Disponível em: https://mapas.ibge.gov.br/bases-e-referenciais/bases-cartograficas/malhas-digitais. Acesso em jun. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Regiões de Influência de 2018. IBGE, Rio de Janeiro, 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão Regional do Brasil. IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/divisao-regional/15778-divisoes-regionais-do-brasil.html?=&t=o-que-e. Acesso em jun. 2020.

LENCIONE, S. Região e Geografia: a noção de região no pensamento geográfico. In: CARLOS, A. F. A. Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: USP, 2013. p. 187 – 204.

MORO, D. A. A organização do espaço como objeto da Geografia. Geografia, Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 1-19, abril de 1990.

SANTOS, M. Técnica, Espaço e Tempo: Globalização e meio técnico-científico. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. 5 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014a.

SANTOS, M. Espaço e método. 6 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014b.

SILVEIRA, R. L. L. A institucionalização dos processos de regionalização: reflexões teóricas e percepções empíricas desde o Rio Grande do Sul – Brasil. In: ETGES, V. E.; CANDONÁ, M. A. Globalização em tempos de regionalização: repercussões no território. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2016. p. 155 – 172.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Mateus Pessetti, Ligian Cristiano Gomes

| Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul | Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS | ISSN 2446-7251 |