Nível e desigualdade de aprendizado escolar: uma análise a partir dos desempenhos dos Coredes gaúchos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação da Básica 2013

Marcos Vinicio Wink Junior, Luis Henrique Zanandréa Paese

Resumo


O objetivo deste trabalho é contribuir com a literatura de desenvolvimento regional, aplicando medidas consolidadas de nível e de dispersão da proficiência dos alunos gaúchos, visando dimensionar o desempenho escolar e suas disparidades dentro do Rio Grande do Sul (RS). Para tanto, foram analisados os resultados de alunos de escolas públicas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação da Básica (SAEB) 2013, por Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Rio Grande do Sul. Os resultados do presente trabalho indicam que analisar as condições educacionais apenas pela média em exames padronizados de proficiência esconde possíveis desigualdades de aprendizado em uma mesma região, como observado no Corede Norte, que possui a maior média do Estado e, também, o maior desvio-padrão.

 

Palavras-chave: desempenho escolar; desigualdade de aprendizado; desigualdade de oportunidades


 

Título em Inglês

Educational stage and learning inequality: an analysis of the performance of the Coredes of the State of Rio Grande do Sul in the National System for Basic Education Assessment 2013

 

Abstract

The aim of this paper is to contribute to the literature of regional development by applying consolidated level and dispersion measures of the achievement of students to evaluate their school performance and its disparities within the State of Rio Grande do Sul (RS). To do so, the performance of public school students in the National System for Basic Education Assessment (SAEB) 2013 was analyzed according to the different Regional Development Councils (Coredes) of Rio Grande do Sul. The results of the study indicate that analyzing educational conditions only by the average on standardized achievement tests conceals possible learning inequalities within the same region, as observed in Corede Norte, which has both the highest average in the state and the highest standard deviation.

 

 

Keywords: school performance; learning inequality; inequality of opportunities


 

 

Artigo recebido em 09 jan. 2017.


Palavras-chave


Desempenho escolar; Desigualdade de Aprendizado; Desigualdade de Oportunidades

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ISSN 1806-8987