Políticas de estacionamento e efeitos na mobilidade urbana

Ricardo Brinco

Resumo


O texto procura demonstrar a pertinência das estratégias que buscam atuar sobre a intensidade dos fluxos de tráfego através de um maior controle e da redução dos espaços para estacionar. O estacionamento é identificado como um dos sustentáculos maiores do modelo automotivo imperante. Daí a relevância crescente das políticas de estacionamento, vistas como um subconjunto de políticas de transporte mais amplas e cujos fundamentos procedem do entendimento de que são íntimas as relações entre estacionamento e mobilidade urbana sustentável.

 Palavras-chave: mobilidade urbana; política de transportes; política de estacionamento

 

TÍTULO EM INGLÊS

Parking policies and urban mobility impacts

 

Abstract

The purpose of this paper is to demonstrate the pertinence of the strategies aimed at influencing the intensity of traffic flows via a greater control and a reduction of parking spaces. Parking is identified as one of the largest pillars of the prevalent automotive model. Hence the growing relevance of parking policies, which are viewed as a subset of broader transport policies and whose fundamentals stem from the understanding of the strong associations between parking and sustainable urban mobility.

 

Keywords: urban mobility; transport policies; parking policies

 

Classificação JEL: R40, R41

Artigo recebido em 08 jun. de 2016.

 


Palavras-chave


mobilidade urbana, política de transportes, política de estacionamento

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ISSN 1806-8987