Uma análise sobre a influência das redes sociais na concessão de crédito bancário

Clodemar Rubens Borrasca, Carlos Eduardo Lobo e Silva, Osmar Tomaz de Souza

Resumo


RESUMO

O objetivo deste artigo é investigar a importância que as relações e redes sociais exercem sobre o mercado de crédito bancário. A partir uma revisão teórica sobre capital social, são realizadas dezesseis entrevistas com gerentes de agências bancárias de diversas cidades do Estado do Rio Grande do Sul para analisar em que medida as informações pessoais do gerente a respeito do cliente influenciam sua decisão de concessão de crédito. Os resultados mostram inequivocamente não apenas que os gerentes alteram suas decisões em função de informações subjetivas e pessoais, mas também que, em muitas situações, eles confiam mais nestas informações subjetivas do que naquelas advindas das ferramentas formais do sistema bancário. Como conseqüência, gerentes de agências localizadas em cidades menores possuem informações sobre os clientes a partir das suas redes sociais e, na visão dos próprios gerentes, este aspecto torna o processo de concessão de crédito mais eficiente.

Palavras-chave:capital social; rede social; crédito bancário.

Palavras-chave


capital social, rede social, crédito bancário.

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ISSN 1806-8987