Mudança nas estruturas de mercado da agricultura brasileira pós-abertura econômica da década de 90 do século XX

Alberto Silva Dutra, Régis Rathmann, Marco Antonio Montoya

Resumo


Em um cenário de abertura econômica, inovação tecnológica e
importância do agronegócio para a economia do País, questionam-se quais seriam as estruturas de mercado dos setores com os quais a agricultura mantém relações de troca, tanto na compra de bens e insumos quanto na venda de sua produção. Em virtude disso, tem-se como objetivo caracterizar as estruturas de mercado dos setores a montante e a jusante da agricultura brasileira, bem como sua tendência, no período 1990-02. Nesse contexto, todos os setores avaliados, à exceção do açúcar, apresentaram não só uma crescente concentração econômica como também um incremento na desigualdade da distribuição de receitas entre suas empresas. Logo, conclui-se que a agricultura brasileira vem sofrendo pressões tanto dos setores dos quais adquire seus insumos (a montante) quanto dos com os quais negocia a sua produção (a jusante).

Palavras-chave


agricultura; agronegócio

Texto completo:

PDF




ISSN 1806-8987