GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS NO PODER EXECUTIVO DO RS: AÇÕES REALIZADAS E OS SUBSISTEMAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Mauricio Inácio Borges, Pedro Pimenta de Paula, Haziel Pereira Pinheiro

Resumo


O Estado do Rio Grande do Sul está passando por um processo de modernização da sua Administração e a Gestão de Pessoas é um dos pontos sensíveis e essenciais nesse processo. Com as novas medidas adotas, como a elaboração da Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e a criação da Subsecretaria, o Estado passou a ter destaque no cenário nacional e participar ativamente das discussões mais atuais em Gestão de Pessoas. Com todas essas mudanças, se mostrou oportuno e relevante observar se existe uma comunicação entre as ações planejadas e implementadas com a literatura atual. Para isso, analisou-se ações no período de fevereiro de 2019 a setembro de 2022. Esse exercício, realizado nesse estudo de caso, é fundamental para categorizar as práticas gaúchas em uma lógica bem construída, atual e externa e, dessa forma, identificar os pontos fortes, fracos e a serem explorados pela Administração Pública.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDUJAR, Andréa Martins; TEIXEIRA, Fátima Regina. A Gestão de Pessoas no Atual Contexto das Organizações. 2. ed. Rev. Florianópolis: IFSC, 2014.

BERGUE, Sandro Trescastro. Especialização em gestão de pessoas no Serviço Público: uma perspectiva da vivência docente no contexto curso. Trecho do Artigo do livro Gestão de Pessoas: Bases Teóricas e Experiências no Setor Público–ENAP, 2010.

BITTENCOURT, Dênia Falcão de. Gestão estratégica de pessoas nas organizações: livro digital. UnisulVirtual, 2012.

BRANDÃO, Hugo Pena; BAHRY, Carla Patricia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. 179-194, 2005.

BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto?. Revista de Administração de empresas, v. 41, p. 8-15, 2001.

CAMÕES, Marizaura Reis de Souza Organizadora; PANTOJA, Maria Júlia Organizadora; BERGUE, Sandro Trescastro Organizador. Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. 2010. P. 9-28

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de janeiro: Campus, 1999

SILVA, Francielle Molon da; MELLO, Simone Portella Teixeira de. A implantação da gestão por competências: práticas e resistências no setor público. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 2, n. 1, p. 110-127, 2013.

DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, p. 183-196, 2001.7

MARTINS, Maria do Carmo. Gestão por competências - Módulo 1. Brasília: ENAP, 2019.

MENDONÇA, Ana Waley. Metodologia para estudo de caso: livro didático. Palhoça: Unisul Virtual, 2014.

OLIVEIRA, José Arimatés de; MEDEIROS, Maria da Penha Machado de. Gestão de pessoas no setor público. 2. ed. Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES: UAB, 2016

PIRES, Alexandre Kalil et al. Gestão por competências em organizações de governo. Brasília: ENAP, 2005

RIO GRANDE DO SUL, Lei complementar nº 10.098, de 03 de fevereiro de 1994, Dispõe sobre o estatuto e regime jurídico único dos servidores públicos civis do Estado do Rio Grande do Sul.

RIO GRANDE DO SUL, Decreto nº 56.155, de 25 de outubro de 2021, Aprova o Regimento Interno da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, 2021.

RIO GRANDE DO SUL, Decreto nº 56.436, de 29 de março de 2022, Institui Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul e Rede de Gestão Estratégica de Pessoas - Rede-Pessoas, 2022a.

RIO GRANDE DO SUL, Plano Anual de Qualificação (PAQ), 2022b.

RIO GRANDE DO SUL, SECRETARIA DE PLANEJAMENTO GOVERNANÇA E GESTÃO, Matriz de Competências: Cartilha sobre as competências comportamentais esperadas dos agentes públicos do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul, 2022c.

RUANO, A. M. Gestão por competências, uma perspectiva para a consolidação da gestão estratégica de recursos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

SCHIKMANN, Rosane. Gestão estratégica de pessoas e planos de carreira. Brasília: ENAP, 2006.

SCHIKMANN, Rosane. Gestão estratégica de pessoas: bases para a concepção do curso de especialização em gestão de pessoas no serviço público. Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília: ENAP, p. 11-28, 2010.

SCHIKMANN, Rosane. Gestão estratégica de pessoas e planos de carreira. Brasília: ENAP 2015.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Medidas do comportamento organizacional: Criando vantagem competitiva. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012

SOVIENSKI, Fernanda; STIGAR, Robson. Recursos humanos x gestão de pessoas. Revista científica de Administração, v. 10, n. 10, p. 51-61, 2008.

TOMA, Bianca. Incentivos Não-Pecuniários dos Gestores de Topo. Conferência-Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, Repositório do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa no. 6. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Mauricio Inácio Borges, Pedro Pimenta de Paula, Haziel Pereira Pinheiro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

| Revista Estudos de Planejamento | ISSN 2595-9018 |