ACORDO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL: PROJETO MODERNIZAÇÃO E INOVAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA NO ESTADO DO RS

Antonio Paulo Cargnin, Irma Carina Brum Macolmes

Resumo


O artigo tem por objetivo apresentar a experiência da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, na execução de um acordo de cooperação internacional com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Por meio da exposição do Projeto Modernização e Inovação em Gestão Pública no Estado do RS são discutidas as especificidades e os principais desafios enfrentados nesse tipo de execução. Destaca-se como principal dificuldade, a pouca experiência do Estado em acordos de cooperação internacional, o que acaba gerando algumas dúvidas entre os servidores, retrabalho e consequentemente, maior demora em cada uma das fases do projeto. Como possibilidades de melhoria, sugere-se a realização de mapeamento do processo, identificação dos retrabalhos, alinhamento de entendimento entre os envolvidos e elaboração de proposta de um fluxo e de procedimentos padronizados.


Texto completo:

PDF

Referências


ATLAS. Acesso externo. Disponível em: . Acesso em 26 set. 2022.

BRASIL. Lei Nº 14.133, de 1º de abril de 2021. Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Disponível em: . Acesso em 20 out. 2022.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Agência Brasileira de Cooperação. SIGAP. Sistema de informações gerenciais de acompanhamento de projetos. 2022. Disponível em: . Acesso em 14 set. 2022.

BRASÍLIA. Governo do Distrito Federal. Guia de Cooperação Técnica Internacional Distrito Federal. Brasília: Governo do Distrito Federal, 2018. Disponível em: . Acesso em 10 nov. 2022.

PNUD. Manual de acesso externo ao Sistema Atlas. 2016. Disponível em: . Acesso em 14 set. 2022.

RIO GRANDE DO SUL. Lei complementar Nº 15.595, de 19 de janeiro de 2021. Disponível em: . Acesso em 19 set. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Antonio Paulo Cargnin, Irma Carina Brum Macolmes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

| Revista Estudos de Planejamento | ISSN 2595-9018 |