JORNADA DA GESTÃO DO DESEMPENHO E DO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO RS – DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO NA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GOVERNANÇA E GESTÃO (SPGG) DO RS

Bruna Koglin Camozzato

Resumo


O presente artigo tem como propósito compartilhar a experiência da implantação da Gestão de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul. Conforme apregoa o Decreto Nº 56.436, de 29 de março de 2022, o qual institui a Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul e Rede de Gestão Estratégica de Pessoas – Rede Pessoas, a “gestão por competência: envolve a condução dos processos voltados para o desenvolvimento das competências dos agentes públicos com vistas ao alcance dos resultados estratégicos da organização”. Entendendo que as competências servem como subsídio para o processo de Gestão do Desempenho e do Desenvolvimento de Pessoas, o trabalho aborda elementos importantes da aplicação da metodologia, de forma a conquistar uma perspectiva integrada com a gestão por competências adotada pelo Estado, isto é, com base nas seguintes óticas: a da organização, dando especial atenção aos seus objetivos e resultados, e a dos servidores, considerando a sua relação com o trabalho e o desenvolvimento de sua carreira por meio do seu desempenho. Nesse contexto, o desenvolvimento humano, com base na gestão do desempenho e do desenvolvimento de pessoas, é um relevante processo de valorização das pessoas e de gestão para os resultados orientados para a sociedade. Assim, considera-se que para ser adequado, o desempenho deve estar alinhado aos objetivos, às metas e aos valores organizacionais. Além disso, o desempenho resulta de características relacionadas ao perfil do servidor, mas também das relações interpessoais estabelecidas, das características da organização e do ambiente de trabalho. Outro ponto importante diz respeito à definição sobre a gestão do desempenho conceituada também no Decreto Nº 56.436, de 29 de março de 2022, o qual estabelece que a gestão de desempenho “trata-se de um processo contínuo de melhoria para o desempenho da eficiência, da eficácia e da efetividade das ações administrativas, definido e alinhado às expectativas para o trabalho, acompanhando a execução das atividades, avaliando resultados e implantando ações de melhoria e de desenvolvimento, devendo a gestão de desempenho estar alinhada à estratégia governamental”. Assim, o estudo está dividido em três capítulos, os quais também apresentam detalhes sobre a abordagem empregada. No primeiro capítulo, é possível conhecer os principais aspectos que nortearam o projeto Gestão do Desempenho e do Desenvolvimento de Pessoas no RS, elencando os objetivos, a equipe de trabalho, as atribuições da equipe responsável pela implantação, os principais planos e entregas e os principais stakeholders envolvidos. No tocante ao segundo capítulo, será possível identificar as etapas que conduziram a implantação do projeto, trazendo detalhes sobre a Jornada da Gestão do Desempenho e do Desenvolvimento de Pessoas, que, alusivo aos quatro pilares da educação, promovidos pela Unesco, inspirou as paradas da jornada frente à Gestão do Desempenho e do Desenvolvimento de Pessoas, conforme segue: “Nosso jeito de ser”, composta pelos pontos turísticos nossas normativas, nossa matriz de competências e nossos papéis; a parada “Nosso jeito de conhecer” apresenta como pontos o Plano de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI); a parada “Nosso jeito de fazer”, trazendo os pontos turísticos nossa metodologia, nosso processo, nosso cronograma geral e nossas ferramentas; e, finalizando, a parada “Nosso jeito de conviver”, que aborda “Nosso feedback” e nossas interações como pontos turísticos. No último capítulo, são apresentados os resultados e análises do projeto, além do próximo objetivo, superada a implantação do piloto, o qual objetiva ampliar a abrangência da metodologia de Gestão do Desempenho e do Desenvolvimento de Pessoas para as demais Secretarias do Estado do RS, durante o período de janeiro de 2023 a dezembro de 2027, contribuindo para a modernização da gestão, da valorização e do desenvolvimento dos agentes públicos do RS. 

 

Palavras-chave: Gestão. Desempenho. Desenvolvimento. Pessoas. Resultados. 

 

 


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