Taxa interna de retorno da educação: uma análise não paramétrica para o Rio Grande do Sul
Resumo
Este artigo busca calcular a TIR não paramétrica para o Rio Grande do Sul, a partir dos dados das PNADs de 2002 a 2014. Os resultados obtidos apontam que (1) a TIR decresceu ao longo do tempo, provavelmente, devido à expansão da escolaridade e à piora da qualidade da educação; (2) os valores das TIRs para mulheres e para negros são inferiores em comparação com os valores das TIRs para homens e para brancos, respectivamente; (3) a maior TIR é encontrada no ensino superior em comparação com o ensino médio.
Palavras-chave
Retorno da educação; regressão linear local; modelo de Mincer
Título em inglês:
Internal rate of return to education: a nonparametric analysis for Rio Grande do Sul
Abstract
This article seeks to calculate the nonparametric IRR for Rio Grande do Sul, based on PNAD data from 2002 to 2014. The results show that (1) the IRR has decreased over time, probably due to the expansion of schooling and the deterioration of the quality of education; (2) the IRR values for women and for blacks are lower compared to the values for men and for whites, respectively; (3) the highest IRR is found in higher education compared to high school.
Keywords
Returns to schooling; local linear regression; Mincer model
Classificação JEL: I20, I26.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN 1980-2668