Taxa interna de retorno da educação: uma análise não paramétrica para o Rio Grande do Sul

Aline Dalcin, Daiane Zanon

Resumo


Este artigo busca calcular a TIR não paramétrica para o Rio Grande do Sul, a partir dos dados das PNADs de 2002 a 2014. Os resultados obtidos apontam que (1) a TIR decresceu ao longo do tempo, provavelmente, devido à expansão da escolaridade e à piora da qualidade da educação; (2) os valores das TIRs para mulheres e para negros são inferiores em comparação com os valores das TIRs para homens e para brancos, respectivamente; (3) a maior TIR é encontrada no ensino superior em comparação com o ensino médio.

Palavras-chave

Retorno da educação; regressão linear local; modelo de Mincer

 

 

Título em inglês: 

Internal rate of return to education: a nonparametric analysis for Rio Grande do Sul

 

Abstract

This article seeks to calculate the nonparametric IRR for Rio Grande do Sul, based on PNAD data from 2002 to 2014. The results show that (1) the IRR has decreased over time, probably due to the expansion of schooling and the deterioration of the quality of education; (2) the IRR values for women and for blacks are lower compared to the values for men and for whites, respectively; (3) the highest IRR is found in higher education compared to high school.

 

 

Keywords

Returns to schooling; local linear regression; Mincer model


 

Classificação JEL: I20, I26.


Palavras-chave


Retorno da educação; regressão linear local; modelo de Mincer

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ISSN 1980-2668