Análise dos fatores de incentivo aos estudantes universitários: efeito do crédito estudantil sobre o comportamento dos alunos
Resumo
Esse trabalho analisa os fatores de incentivo para os estudantes universitários. A dedicação aos estudos permite que os alunos realizem o ensino superior e obtenham uma boa formação, aumentando suas perspectivas de renda futura. O interesse dos estudantes é afetado por diversos motivos. Por meio de ferramentas econométricas e da base de dados coletada numa faculdade privada, foi feita uma análise sobre os fatores que possuem influência estatisticamente significativa no desempenho acadêmico dos alunos, com foco na influência que o crédito estudantil possui sobre o comportamento dos estudantes. Dessa forma, foram estimados três modelos utilizando dados cross section do 1º semestre de 2014: Método de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), modelo de dummies multiplicativas, e um modelo Probit. Os resultados encontrados nos três modelos apontaram uma relação positiva entre a média das notas obtidas e o fato de um estudante possuir crédito estudantil.
Palavras-chave
Fatores de incentivo; ensino superior; desempenho acadêmico
Título em Inglês:
Analysis of the incentive factors for university students: effect of financial incentives on student behavior
Abstract
This paper makes an analysis of the factors that motivates college student’s studies. Dedication towards studying allows the students to perform well in college and obtain a good formation, improving their future wealth perspectives. Student’s interest is affected by many reasons. Using econometric tools and data collected from a private College, three models were estimated to make an analysis, which included factors that influence, with statistical significance, on student’s academic performance, with focus on the influence that student loans have on the student’s behavior. This way, three models were estimated using cross section data with the 1st semester of 2014: cross sectional ordinary least squared (OLS), multiplying dummy variables, and Probit analysis. The results in the three models demonstrate that there is a positive relation between the student’s grade point average and the fact that the student owns a student loan.
Keywords
Motivating factors; higher education; academic performance
Classificação Jel: I21, I22, C21, C25
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN 1980-2668