Desigualdade de oportunidades na educação fundamental brasileira: novas evidências a partir de um índice para o SAEB

Wallace Patrick Santos de Farias Souza, Victor Rodrigues de Oliveira, Ana Cláudia Annegues

Resumo


O objetivo deste estudo foi mensurar a desigualdade de oportunidade na educação fundamental brasileira a partir dos microdados do SAEB 2005 e 2011 para os estados brasileiros. A partir destes anos construíram-se índices de desigualdade de oportunidade por meio de regressões paramétricas e não paramétricas. De acordo com o ano e o estado a desigualdade de oportunidade pode explicar entre 8% e 41% da desigualdade total verificada na educação dos alunos da 4ª série do ensino fundamental. Muitos dos estados que apresentaram uma maior importância relativa do fator “circunstância” apresentaram maiores índices de desigualdade de oportunidades. Aqueles em que o “esforço” assume um papel considerável na explicação da desigualdade total de educação apresentaram maiores taxas de pobreza e piores condições sociais. Desse modo, há espaço para que as estratégias possam incluir ou nivelar o campo de jogo, ou seja, a tentativa de melhorar as condições de aprendizagem iniciais daquelas crianças pertencentes aos estados de pior situação, ou compensar, tanto quanto possível as diferenças injustas em termos de realização, ou uma combinação de ambos os tipos.


Palavras-chave

Desigualdade de oportunidade; circunstâncias; educação

 

Título em inglês: 

Inequality of Opportunities in Brazilian Education: New Evidence from an Index for SAEB

 

Abstract

The aim of this study was to measure inequality of opportunity in Brazilian elementary education from microdata SAEB 2005/2011 for the states. From these years built up levels of inequality of opportunity through parametric and nonparametric regressions. According to the year and the state inequality of opportunity can explain between 8% and 41% of total inequality observed in the education of students in the 4th grade of elementar school. Much of the states that had a higher relative importance of the factor “circumstance” had higher rates of unequal opportunity. Those in the “effort” plays a considerable role in explaining total inequality of education had higher rates of poverty and worse social conditions. Thus, there is room for that strategies may include or level the playing field, ie, the attempt to improve the initial learning of those children belonging to states worse, or compensate as much as possible the unfair differences in embodiments, or a combination of both.


Keywords

Inequality of opportunity; circunstance; education

 

Artigo recebido em abr. 2016 e aceito para publicação em jul. 2017.

Classificação JEL: C14, I24



Palavras-chave


Desigualdade de oportunidade; circunstâncias; educação.

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ISSN 1980-2668