Análise da preferência de consumidores por etanol e gasolina no Brasil

Roberta Castro Morizono, Heidy Rodriguez Ramos, Claudia Terezinha Kniess

Resumo


Este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo empírico que mostra as probabilidades de consumo do etanol e da gasolina nas regiões abrangidas pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) no Brasil. Para tanto, a teoria da Escolha Discreta foi escolhida como referencial teórico, sendo a aplicação de um modelo Logit o método usado para a estimação das probabilidades. Simulações, por meio de modificações nas variáveis explicativas, das probabilidades estimadas foram realizadas com o intuito de verificar as mudanças esperadas na demanda da gasolina e do etanol. Os resultados mostram que as mudanças apresentam maiores alcances na região Sudeste e que alterações no preço da gasolina causam maiores mudanças nas probabilidades simuladas, tanto para aumento como para redução. Para os intervalos de variações considerados, aumentos no preço da gasolina implicam aumentos três vezes maiores na probabilidade de consumo do etanol, em relação a reduções em seu preço. Assim, programas políticos que promovam maior eficiência, autonomia, da gasolina possuem maior probabilidade de reduzir seu consumo do que programas que incentivem o consumo de combustíveis alternativos, como é o caso do etanol.

Palavras-chave: Probabilidade de Consumo; Gasolina e Etanol.

 

TÍTULO EM INGLÊS

 Analysis of consumer preference for ethanol and gasoline in Brazil


Abstract

The objective of this work is developing an empirical model that can show the probabilities for the consumption of ethanol and gasoline in the regions covered by the Research of Family Budget (POF) in Brazil. The Discrete Choice Theory and a Logit model were used for estimate those probabilities. These results were used to make simulations, by modifying the explicative variables, of the probability for the consumption of ethanol and gasoline. The Southeast region presents effects that are higher to the Brazilian average and variations in the price of gasoline, when it rises or decreases, results in a bigger difference between the real probability and the simulated one. Considering the intervals of variations, rises in the price of gasoline result in an increase of around three times in the probability for the consumption of ethanol, in relation to decreases in the price of ethanol. So, the results gotten from the model and the simulated ones show us that political programs that promote more gasoline efficiency, autonomy, have a bigger chance of reducing its consumption than the programs that encourage the consumption of alternative fuels, such as ethanol.

Key words: Probability of Consumption; Gasoline and Ethanol.

Classificação JEL: D12, Q42

Artigo recebido em fev. 2016 e aceito para publicação em mar. 2018.



Palavras-chave


Probabilidade de consumo; etanol; gasolina

Texto completo:

PDF


ISSN 1980-2668