Responsabilidade social corporativa na percepção de um grupo de consumidores do Estado de Goiás

Marta Cleia Ferreira

Resumo


Uma melhor compreensão do comportamento do consumidor, sobre até que ponto a responsabilidade social corporativa (RSC) exerce influência sobre suas decisões de compra, mostra ser relevante para decisões estratégicas das empresas. O objetivo deste estudo, de caráter exploratório, é ampliar o nível de conhecimento a respeito das reações de consumidores brasileiros a uma postura de responsabilidade social das empresas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujo método escolhido foi a entrevista semiestruturada. Observou-se, dentre outros aspectos, um desejo dos consumidores no que diz respeito à possibilidade de as empresas implementarem formas mais evoluídas de comunicação e interação com eles. Os achados corroboram pesquisas anteriores, ao indicarem que a RSC é um fator relevante na decisão de compra. As constatações indicam que uma empresa socialmente responsável pode inclusive praticar um preço mais elevado.

Palavras-chave

Responsabilidade social corporativa; empresas; consumidor

 

TÍTULO EM INGLÊS

Corporate social responsibility in the perception of a consumer group of the State of Goiás

Abstract

A better understanding of consumer behavior regarding to what extent corporate social responsibility (CSR) influences consumers’ purchase decisions is important for strategic business decisions. The purpose of this study, which is exploratory in character, is to increase the level of knowledge about the reactions of Brazilian consumers to a posture of social responsibility among companies. A qualitative research was carried out and the method chosen was the semi-structured interview. We found that, among other factors, consumers desire companies to implement more advanced forms of communication and interaction with them. The findings support previous research to indicate that CSR is a relevant factor in the purchase decision. The results indicate that a socially responsible company can even charge higher prices.

Keywords

Corporate social responsibility; companies; consumer


Artigo recebido em set. 2014 e aceito para publicação em set. 2016



 


Palavras-chave


Responsabilidade social corporativa; empresas; consumidor

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ISSN 1980-2668