Inovação e performance competitiva na indústria vitivinícola brasileira

Daniel Lemos Jeziorny, Antônio César Ortega

Resumo


Resumo
Ao lançar mão da abordagem sistêmica da inovação, o objetivo do trabalho é demonstrar que no Vale dos Vinhedos, região serrana do Rio Grande do Sul, existe um conjunto de organizações que se relacionam com o intuito de gerar inovações que resultem em aumento de competitividade no setor vitivinícola. Além disso, o trabalho aponta exemplos de inovações difundidas e traz alguns resultados sobre o desempeno do setor. Com base no método Relative Trade Advantage – RTA, procura-se medir a performance competitiva da indústria vinícola brasileira, vis a vis a de seus principais concorrentes.

Palavras-chave: Vitivinicultura; inovação; competitividade

Título em ingles
Innovation and Competitive Performance in the Brazilian Wine Industry

Abstract
From the perpsective of systemic approach to innovation, the objective is to demonstrate that in Vale dos Vinhedos, the mountainous region of Rio Grande do Sul, there a set of organizations that relate to the purpose of generating innovations and, from these, increase the competitiveness of the wine industry. The study highlights examples of innovations and their results. Moreover, based on the method Relative Trade Advantage – RTA, seeks to measure the competitive performance of the brazilian wine industry, vis a vis its main competitors.

Keywords: Winemaking; innovation; competitiveness

Classificação JEL: B52

Palavras-chave


Vitivinicultura; inovação; competitividade

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ISSN 1980-2668