Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas de dependência em teses e dissertações de algumas instituições de ensino superior

Leandro Campi Prearo, Maria Aparecida Gouvêa, Maria do Carmo Romeiro

Resumo


Este artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação do uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de instituições de ensino superior, na área de “marketing”, temática do comportamento do consumidor, apresentadas entre 1997 e 2006. Neste artigo, são focalizadas as técnicas de dependência (Análise de Regressão, Análise Discriminante, Análise de Regressão Logística, Correlação Canônica, Análise Multivariada de Variância, Análise Conjunta e Modelagem de Equações Estruturais), as quais têm apresentado grande potencial de uso em estudos de “marketing”. É objetivo deste trabalho a análise da adequação do emprego dessas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e a aferição do nível de acerto no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação das técnicas de dependência.


Palavras-chave: técnicas estatísticas multivariadas; técnicas de dependência.

Artigo recebido em jun. 2011 e aceito para publicação em nov. 2011.

Palavras-chave


COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. ANÁLISE DE DADOS; TÉCNICAS DE DEPENDÊNCIA

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ISSN 1980-2668