Estratégias de comercialização de arroz a partir da diversificação do período de venda

Carlos Eduardo Lobo e Silva, Luís Davi Siqueira

Resumo


RESUMO

Este artigo utiliza a teoria de carteiras como instrumental para analisar as estratégias de comercialização de arroz, considerando diferentes períodos de venda da safra como diferentes ativos do portfólio do produtor. Para essa tarefa, o trabalho utiliza dois modelos distintos: o modelo de Markowitz (1952) e o modelo do Capital Asset Pricing Model (CAPM), desenvolvido por Sharpe (1964), Lintner (1965) e Mossim (1966). Especificamente no caso do modelo de Markowitz (1952), os resultados confirmam os ganhos que a diversificação pode trazer em termos de risco e retorno. Além disso, os meses de março, abril e novembro foram os mais presentes nas carteiras eficientes, sendo que, quanto mais propenso ao risco for o produtor, maior será a participação do mês de novembro no seu portfólio. O Modelo CAPM encontra resultados similares, mas ressaltam também os meses de maio, dezembro e janeiro.

Palavras chave: Arroz; comercialização; teoria de carteiras.

Palavras-chave


Arroz; comercialização; teoria de carteiras.

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ISSN 1980-2668