Abertura da navegação de cabotagem brasileira no século XIX

Alcides Goularti Filho

Resumo


RESUMO

O objetivo deste artigo é discutir a relação entre a abertura à navegação de cabotagem para companhias estrangeiras e as mudanças ocorridas no setor de navegação nacional, entre 1866 e 1891. Para tanto, apresentamos um panorama geral das condições que levaram à abertura da cabotagem no Brasil ao fluxo mercantil e à formação do mercado interno brasileiro, da situação das companhias nacionais e estrangeiras, da política de subvenções implementadas pelo Governo imperial e das condições materiais dos estaleiros. Partimos do pressuposto de que a abertura gerou movimentos contraditórios na economia brasileira, que estava em franca expansão com a formação dos complexos regionais agromercantis exportadores. Se, por um lado, a abertura anulava as possibilidades de desenvolvimento das companhias nacionais e dos estaleiros, por outro, possibilitou a ampliação do fluxo mercantil, acelerando o processo de articulação comercial e expandindo o mercado para as companhias nacionais.

Palavras-chave: Cabotagem; liberalismo; mercado interno.

Palavras-chave


Transportes; abertura; protecionismo; navegação

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ISSN 1980-2668