Evolução da produção de maçã em Santa Catarina: novas estratégias em busca de maior competitividade

Laércio Barbosa Pereira, Flávio José Simioni, Sílvio Antonio Ferraz Cario

Resumo


O objetivo deste trabalho é caracterizar a evolução da produção e do mercado de maçã, buscando identificar as estratégias responsáveis pela conquista de posição mais competitiva nos mercados nacional e internacional. Utilizaram-se como metodologia de análise de competitividade, considerando a evolução da produção do Estado de Santa Catarina comparativamente com a verificada no Brasil, indicadores de produtividade e de mercado, além da análise das estratégias adotadas. As principais conclusões foram: (a) a produção de maçã cresceu nos últimos anos, deslocando a participação da maçã importada no mercado interno e conquistando espaço no mercado externo; (b) as principais estratégias estão relacionadas às tecnologias de produção visando ao aumento da produtividade, à redução do uso de defensivos agrícolas e ao aumento da qualidade da maçã, especialmente a Produção Integrada de Maçã (PIM); e (c) o principal fator crítico é a falta de estrutura de produção, conservação e comercialização da produção de pequena escala.

Palavras-chave


Produção de maçã em Santa Catarina; estratégias competitivas na produção de maçã; fatores críticos na produção de maçã.

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ISSN 1980-2668