Nova configuração do mercado internacional de calçados e os impactos sobre a indústria calçadista gaúcha

Silvia Horst Campos, Maria Lucrecia Calandro

Resumo


O deslocamento de plantas da indústria calçadista, observado nos últimos 30 anos, impulsionado pela necessidade de adequação aos requisitos concorrenciais desse segmento industrial, principalmente existência de mão de obra e recursos naturais abundantes e baratos, está conformando uma nova distribuição geográfica da produção de calçados, na qual a China assume o papel de provedora mundial de calçados. Na atual distribuição, fabricantes tradicionais estão perdendo mercados tradicionais e ocupando e/ou ampliando a participação em nichos de mercado, nos quais os atributos principais são: qualidade, "design" e marca. Para os fabricantes gaúchos, os obstáculos são ainda maiores: a associação de concorrência chinesa e real valorizado resulta em encolhimento de mercados e queda nas vendas externas. Para compensar tal resultado, os fabricantes gaúchos estão direcionando sua produção para segmentos de calçados de maior valor agregado e, consequentemente, maior preço, paralelamente à adoção de estratégias de diversificação de mercados e investimentos fortes em comercialização com marca própria.

Palavras-chave


Indústria calçadista; exportações de calçados brasileiros; mercado internacional de calçados.

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ISSN 1980-2668