Trajetória Empresarial em Cluster Calçadista Brasileiro: O Caso da Paquetá

Achyles Barcelos da Costa, Cristiane Froehlich

Resumo


A produção de calçados é tradicional na estrutura industrial brasileira. Até o final da década de 1960 o setor esteve voltado para o atendimento do consumo doméstico. O seu ingresso no mercado externo ao final daquela década permitiu que se expandisse extensivamente, incorporando recursos materiais e mão-de-obra. Os anos da década de 1990 indicaram uma mudança no ambiente competitivo em que atuam os calçadistas brasileiros, devido à presença nos mercados de competidores - a China e outros países asiáticos – com condições mais vantajosas de produção. Estudos de competitividade no setor, de um modo geral, têm privilegiado o âmbito mesoeconômico, não contemplando trajetórias de empresas individuais. O estudo das estratégias de crescimento da Calçados Paquetá busca indicar caminhos que possam ser seguidos por empresas em relação à nova situação competitiva.

Palavras-chave


Calçados -Indústria

Texto completo:

PDF


ISSN 1980-2668