REFLEXÕES DOCENTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE GEOGRAFIA E A REALIDADE SOCIAL E ESCOLAR DOS ALUNOS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL?
Resumo
Este artigo objetiva discutir e refletir sobre a inserção dos indivíduos de nossa sociedade no ritmo desgastante do sistema capitalista em diversos aspectos a partir de reflexões geradas por uma atividade didático-pedagógica em sala de aula. Porém, aqui se vestiu as lentes do segmento Ensino de Geografia e, para tal, adotando a metodologia da Pesquisa-ação conforme Thiollent (2011), a referida atividade se desenvolveu com uma turma de nono ano da Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, localizada em Pedro Osório/RS. Os resultados permitiram não só os alunos refletirem sobre a sua posição na sociedade atual, mas discutir a respeito do conteúdo programático do assunto abordado e ter a possibilidade de pensar de modo alternativo práxis cooperadas e inclusivas que possam auxiliar a turma a angariar fundos para a confraternização de formatura ao fim do ano letivo. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e refletir sobre a Economia Solidária como uma alternativa aos pressupostos capitalistas enraizados em nossa sociedade.
Texto completo:
PDFReferências
BAUMAN, Z. Capitalismo Parasitário: e outros temas contemporâneos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
CALLAI, H. C. Escola, Cotidiano e Lugar. In: BUITONI, Marísia Margarida Santiago (Org.). Geografia: ensino fundamental [coleção explorando o ensino volume 22]. Brasília: MEC, 2010.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 10° Ed. Campinas/SP: Papirus, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_______. Pedagogia do Oprimido. 17° Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_______. Política e Educação: ensaios. 5° Ed. São Paulo: Cortez, 1991.
GADOTTI, M. Economia Solidária como Práxis Pedagógica. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
IBGE. Cidades@. Disponível em: . Acesso em: março de 2016.
KAERCHER, N. A. Desafios e utopias no ensino de geografia. 2° Ed. Santa Cruz do Sul/RS: EDUNISC, 1998.
KONDER, L. O que é Dialética. 28ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.
LACOSTE, Y. Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas/SP: Papirus, 1988.
MARX, K.; ENGELS, F. Textos Sobre Educação e Ensino. Campinas/SP: Navegando, 2011.
MÁXIMO-ESTEVES, L.. Da Teoria à Prática: Educação Ambiental com as crianças pequenas ou o fio da história. Porto: Porto Editora, 1998.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, S. F. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 31° Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. p. 9 – 30.
THIOLLENT, M.. Metodologia da pesquisa-ação. 18° Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VELASQUEZ, H.; OLIVEIRA, G. M. Educação Para o trabalho Solidário: alternativas para o desemprego e educação. In: REGO, N. et al. (Org.). Um Pouco do Mundo cabe nas Mãos: geografizando em educação o local e o global. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. p. 177 – 188.
KAERCHER, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de geografia. 2° Ed. Santa Cruz do Sul/RS: EDUNISC, 1998.
KONDER, Leandro. O que é Dialética. 28ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.
LACOSTE, Yves. Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas/SP: Papirus, 1988.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos Sobre Educação e Ensino. Campinas/SP: Navegando, 2011.
MÁXIMO-ESTEVES, Lídia. Da Teoria à Prática: Educação Ambiental com as crianças pequenas ou o fio da história. Porto: Porto Editora, 1998.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 31° Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. (9 – 30).
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4° Ed. São Paulo: Editora da USP, 2006.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18° Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VELASQUEZ, Helena; OLIVEIRA, Giovana Mendes de. Educação Para o trabalho Solidário: alternativas para o desemprego e educação. In: REGO, Nelson et al. (Org.). Um Pouco do Mundo cabe nas Mãos: geografizando em educação o local e o global. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. (177 – 188).
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017
| Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul | Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS | ISSN 2446-7251 |