A INFLUÊNCIA DO CAMPUS DO VALE DA UFRGS NA URBANIZAÇÃO DO SEU ENTORNO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS MORADORES DO BAIRRO SANTA ISABEL, VIAMÃO/RS

Joseli Andrades Maia, André Luiz Lopes da Silveira, Carlos André Bulhões Mendes

Resumo


Desde a sua criação, a função das Universidades tem evoluído: de uma instituição de ensino formal a uma agente criadora e modeladora de espaços, atraindo a população não acadêmica para o seu entorno e auxiliando na produção e orientação do uso do solo no qual está inserida. A presente pesquisa analisou parte do bairro viamonense Santa Isabel, especialmente a vila Jardim Universitário, localizado na divisa com o Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), este em Porto Alegre (POA). Partindo da questão se o Campus do Vale influenciou na expansão da urbanização do seu entorno, os principais instrumentos de coleta de dados foram a entrevista e o questionário com os moradores locais, totalizando 354 pessoas. Segundo 62,7% desses, a UFRGS foi responsável pela expansão da urbanização. Embora quantitativamente os valores encontrados apontem essa responsabilidade ao campus, outros fatores também foram importantes, como o caso do valor do uso do solo. Em um primeiro momento o bairro se constituiu como uma alternativa viável para a residência, devido o preço dos lotes e a localização próxima à capital, beneficiando aqueles que trabalhavam em POA. Em um segundo momento, no final da década de 1970 – a partir da construção do Campus do Vale – observou-se a expansão da urbanização com o aumento da população e a redução de áreas vazias para dar espaço à construção civil. Em campo analisou-se a grande relação que há entre moradores e os pontos de serviços oferecidos nas dependências da universidade, como é o caso do terminal de ônibus, agências bancárias e farmácia, além de gerar empregos e valorizar os imóveis próximos, dada a importância do aluguel para os estudantes.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. 4. ed. Florianópolis: UFSC. 2001.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Atlas. 2010.

LIMA A., et al. O Impacto Ambiental Decorrente do Crescimento Urbano e Demográfico na Região das Nascentes do Córrego Segredo Após a Implantação de Uma Universidade - Campo Grande/MS. Revista Gestão Universitária. ISSN: 1984-3097, 2014.

MAIA, J. A. A influência do Campus do Vale da UFRGS na urbanização do seu entorno a partir da perspectiva dos moradores do bairro Santa Isabel, Viamão/RS. Dissertação de Mestrado: UFRGS. PROPUR, 2015.

MAIA, L. G. R. da S. Cidade Universitária Aramando Salles de Oliveira: a mobilidade como condicionante na apropriação do espaço. Trabalho de Conclusão de Curso. USP: Geografia. 2008.

MÜLLER, S. R. Histórico do Campus e as Patologias das fachadas dos prédios voltados para a Avenida Roraima – UFSM. Dissertação de Mestrado: UFSM. Engenharia Civil. 2010.

REHBEIN, M. O. Análise ambiental urbana: Vila Augusta/Viamão/RS. Dissertação de Mestrado: UFRGS. Instituto de Geociências, Geografia. 2005.

SANTOS, C. C. O processo de urbanização da Bacia do Itacorubi: A influência da UFSC. Dissertação de Mestrado: UFCS. Pós-Graduação em Engenharia Civil. 2003.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1994.

SCHLEE, A. R. Reproduzindo modelos. O plano piloto do campus da Universidade Federal de Santa Maria, RS. In: 5° seminário Docomomo Brasil, 2003, São Carlos. Anais... São Carlos, 2003.

UNGARETTI, Ângela R. Perspectiva Socioambiental sobre a disposição de resíduos sólidos em Arroios Urbanos: Um estudo na Sub-Bacia Hidrográfica Mãe D'água no Município de Viamão-RS. Dissertação de Mestrado: UFRGS. PROPUR. 2010.

VIAMÃO. Lei Municipal 4.154/2013. Plano Diretor. Viamão: Prefeitura Municipal de Viamão. 2013.

VILLAÇA, F. Espaço Intra-Urbano no Brasil. São Paulo: NOBEL FAPESP, 2001.

XIMENES, J.; BENTES, M.; PONTES, L.; HOHLENWERGER, S.; RODRIGUES, R.M. O Plano Diretor do Campus Belém da UFPA. In: XIV Encontro Nacional da ANPUR. Rio de Janeiro - RJ – Brasil. 2011.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016

| Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul | Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS | ISSN 2446-7251 |