ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE ESTUDAR E TRABALHAR DOS JOVENS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE – 2000 E 2010

Gisele da Silva Ferreira

Resumo


Existe uma preocupação crescente com políticas afirmativas de incentivo ao estudo por parte do governo e sociedade, ao mesmo tempo em que existe uma escassez de estudos recentes sobre que fatores influenciam o acesso à educação por parte da população e como cada fator contribui positiva ou negativamente para que o incentivo ao estudo seja garantido à população em geral. O objetivo deste estudo é analisar alguns dos fatores que contribuem para a permanência dos jovens moradores da Cidade de Porto Alegre nas instituições de ensino e dos fatores que os incentivam a ingressar no mercado de trabalho. Os fatores que apresentaram os efeitos mais significativos foram: o jovem ser filho ou enteado do chefe domiciliar, que aumenta significativamente as chances do jovem estudar e reduz bastante as chances dos jovens se dedicarem exclusivamente ao trabalho e o jovem ser do sexo masculino, que aumenta as chances do jovem estudar e trabalhar e principalmente dele apenas trabalhar.


Texto completo:

PDF

Referências


ALAMINOS, Cláudia. Evasão escolar na adolescência: necessidade ou ideologia. Proceedings of the 1th Simpósio Internacional do Adolescente, 2005.

ALMEIDA, Maria Isabel de. Ações organizacionais e pedagógicas dos sistemas de ensino: políticas de inclusão. 2002.

BAGGI, Cristiane Aparecida dos Santos; LOPES, Doraci Alves. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. 2011.

BAHIA, Joana. A" lei da vida": confirmação, evasão escolar e reinvenção da identidade entre os pomeranos. Educação e Pesquisa, v. 27, n. 1, p. 69-82, 2001.

BARBETI, Renato de Souza. A evasão escolar e seus significados para alunos, professores e família. 5ª Mostra Acadêmica UNIMEP. Universidade Metodista de Piracicaba, 2007.

BATISTA, Santos Dias; SOUZA, Alesxsandra Matos; OLIVEIRA, Júlia Mara da Silva. A evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, UNIUBE. Uberaba/MG, 2009.

BORUCHOVITCH12, Evely. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. 1999.

BRASIL. LEI No 10.260, DE 12 DE JULHO DE 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Brasília, DF, Senado, 2001.

BRASIL. LEI No 11.096, DE 13 DE JANEIRO DE 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI. Brasília, DF, Senado, 2005.

BRASIL. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007.

CANO, Maria Aparecida Tedeschi; FERRIANI, Maria das Graças, C.; MENDONÇA, Mônica Luis. Repetência e evasão escolar de adolescentes em Ribeirão Preto-SP: uma primeira abordagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 1, n. 1, 2006.

CERATTI, Márcia Rodrigues Neves. Evasão escolar, causas e consequências. Curitiba/PR, 2008.

DIGIÁCOMO, Murillo José. Evasão escolar: não basta comunicar e as mãos lavar. V. 23, n. 11, p. 2012, 2011.

GREENE, W. H. Econometric Analysis. 5.ed. New York. Prentice Hall, 2003.

GUJARATI, D. N. Econometria básica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

HOSMER, D. W.; LEMESHOW, S. Applied Logistic Regression, Second Edition. New York: John Wiley& Sons, 2000.

IBGE. Censo Demográfico 2000: Características da População: Resultados da Amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2001.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Dados da Amostra. Rio de Janeiro, 2011.

KLEIN, Ruben. Como está a educação no Brasil? O que fazer? Ensaio: avaliação de políticas públicas na educação, Rio de Janeiro, v.14, n.51, p. 139-172, 2006.

LEON, Fernanda Leite Lopez de; MENEZES-FILHO, Naércio Aquino. Reprovação, avanço e evasão escolar no Brasil. Cultura, v. 1998, n. 1999, 2001.

MACHADO, Marcela; MOREIRA, R. L.; PRISCILA, R. Educação profissional no Brasil, evasão escolar e transição para o mundo do trabalho. I Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar, 2006.

MAMMARELLA, R, BARCELLOS, T. M. de. Questões teóricas e metodológicas na pesquisa recente sobre as grandes cidades: notas para reflexão. Ensaios FEE, Porto Alegre, FEE, v.22, n.2, 2001, p.248-269.

MAMMARELLA, R.; PESSOA, M. L.; FERREIRA, G. DA S.; TARTARUGA, I.G.P. Estrutura Social e Organização Social do Território: Região Metropolitana de Porto Alegre – 1980-2010. In: FEDOZZI, L., SOARES, P.R.R. (Editores). Porto Alegre: Transformações na ordem urbana. Rio de Janeiro, Observatório das Metrópoles; Letra Capital, 2015. p.133-185.

NERI, Marcelo et al. Motivos da evasão escolar. Brasília: Fundação Getulio Vargas, 2009.

OLIVEIRA, Paula Cristina Silva de; EITERER, Carmem Lúcia. Evasão escolar de alunos trabalhadores na EJA. Faculdade de educação/UFMG, 2008.

OLIVEIRA, Paula Cristina Silva de; Alfabetizandos/as na EJA: as razões da permanência nos estudos. Diss. Dissertação (Mestrado em Educação)-Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2011.

QUEIROZ, Lucileide Domingos. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPAD), 2001.

RIBEIRO, L. C. Q.; RIBEIRO, M. G. ANÁLISE SOCIAL DO ESPAÇO URBANO-METROPOLITANO: Fundamentos teórico-metodológicos e descrição dos procedimentos técnicos.INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CNPq – E OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. Rio de Janeiro, 2011.

RIBEIRO, M. G. EDUCAÇÃO, ESTRUTURA SOCIAL E SEGMENTAÇÃO RESIDENCIAL DO TERRITÓRIO METROPOLITANO: Análise das Desigualdades de Renda do Trabalho em Regiões Metropolitanas do Brasil. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional daUniversidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

SALATA, A.R. Estudar x trabalhar: as influências do local de moradia sobre as escolhas dos jovens no município do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2010.

SANT'ANNA, M. J. G.; SALATA, A. R. Espaço urbano e desigualdade social: efeito vizinhança e oportunidades educacionais. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.

SILVA, N. de D. V.; KASSOUF, A. O trabalho e a escolaridade dos brasileiros jovens. Anais do XIII Encontro da ABEP. Ouro Preto: ABEP, 2002.

SOUSA, Antoniade Abreu et al. Evasão escolar no ensino médio: velhos ou novos dilemas? Vértices, v. 13, n. 1, p. 25-36, 2011.

TEIXEIRA, E. C. Dois ensaios acerca da relação entre criminalidade e educação. Tese (Doutorado em Economia Aplicada)-Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ, Piracicaba, SP, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

| Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul | Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS | ISSN 2446-7251 |