Indústria automobilística brasileira: Conjuntura recente e estratégias de desenvolvimento

Autores

  • Carla Cristina Rosa de Almeida
  • Silvio Antonio Ferraz Caio
  • Raimundo Mercês
  • Oswaldo F. Guerra

Palavras-chave:

industria automobilistica

Resumo

A estratégia da indústria automobilística internacional de investir nos mercados emergentes ocorreu em paralelo com a política nacional de abertura econômica e de atração dos investimentos diretos externos dos anos 90, gerando o processo de reestruturação da indústria automobilística brasileira. Nesse processo, o papel do Estado assumiu relevância não apenas nas políticas regulatórias e macroeconômicas, mas também nas políticas setoriais e nas condutas estratégicas. Concomitantemente, as empresas passaram a adotar a estratégia de produzir veículos de menor porte, tornando o País referência mundial dessa produção, aumentando as escalas técnicas e as capacitações da força de trabalho local, colocando o País como o décimo maior produtor mundial desse setor.

Downloads

Edição

Seção

Artigos de Conjuntura