Para um país de leitores: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)

Autores

  • Gabriele dos Anjos Fundação de Economia e Estatística
  • Enio Passiani Departamento de Sociologia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Julio Souto Salom Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Leitura, Livro, Leitor, Políticas Públicas, Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), Práticas Culturais

Resumo

Este texto é o resultado de uma análise exploratória das políticas públicas referentes ao “incentivo à leitura” no Brasil. Consideramos o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), que, vigente desde 2006, orienta e dá forma às atuais políticas estaduais e municipais de incentivo à leitura no País, tomando como objeto de análise e discussão suas concepções norteadoras e seu formato. Para tanto, utilizamos informações oriundas das três esferas de governo com relação ao PNLL e a outros programas e informações estatísticas de diferentes fontes. O texto apresenta uma análise das informações estatísticas disponíveis sobre a leitura enquanto prática “cultural”; a seguir, é apresentada uma caracterização do PNLL e de suas implicações nos planos, programas e ações de incentivo à leitura. Essa análise enfatiza como seu formato está ligado aos impasses governamentais quanto às formas de financiamento das políticas de incentivo à leitura. Por fim, nas Considerações finais, retomamos as principais questões abordadas, apontando as limitações do Plano. Palavras-chave: leitura; políticas públicas; Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) TÍTULO EM INGLÊS Making a country of readers: an analysis of public policies on reading in Brazil Abstract This article is the result of an exploratory analysis of public policies on reading in Brazil. We take into account the National Book and Reading Plan (PNLL), which, since 2006, has guided and shaped the current state and municipal policies that encourage reading in Brazil. The Plan’s format and guiding conceptions are our object of analysis. To reach our goal, we used information from the three different spheres of government regarding the PNLL and other statistical programs and information from different sources. The text brings an analysis of the statistical information available on reading as a “cultural” practice; we then present a characterization of the PNLL and its implications for the plans, programs and actions that encourage reading. This analysis emphasizes how the PNLL’s format is connected with the government impasses on the forms of funding for the policies that foster reading habits. Finally, in the Final Considerations, we return to the main issues addressed, pointing to the limitations of the Plan. Keywords: reading; public policies; National Book and Reading Plan (PNLL) Artigo recebido em 20 out. 2015. ------------------------------ Classificação JEL: Z18

Biografia do Autor

  • Gabriele dos Anjos, Fundação de Economia e Estatística

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-02-29

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E POLÍTICAS PÚBLICAS