CONTRATOS DE GESTÃO E O CENTRO DE INTELIGÊNCIA NA GOVERNANÇA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO MATO GROSSO DO SUL

Autores/as

  • Thaner Castro Nogueira
  • Mateus Boldrine Abrita UEMS
  • Leandro Sauer
  • Claudioney Ramos
  • Bruna Ribeiro Diniz Campos Bacharel em Engenharia Química (2019), licenciada em Matemática (2021) e especialista em Gestão Escolar (2022). Atuou na área da educação bássica de 2021 a 2023 como assessora escolar na Secretaria de Estado de Educação. Atualmente, é discente no curso Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e trainee de Gestão Pública na Coordenadoria de Estudos, Análise e Riscos Estratégicos (CEARE/SID/SEGEM/SEGOV-MS).
  • Giorgia dos Santos Cara Vilela
  • Kemilly Mary de Souza Moraes
  • Rodrigo Ferrada Benavides
  • Cleria Saionara Batista Martins

Resumen

Um desafio de grande relevância tanto para a sociedade em geral quanto para os órgãos governamentais reside na disparidade que frequentemente se estabelece entre as demandas apresentadas e a capacidade de entrega. Dessa forma, a alocação de esforços e recursos deve ser bem orientada e direcionada de modo que as tomadas de decisão gerem impactos positivos e significativos para a sociedade. Nesse sentido é fundamental que os governos tenham um bom sistema de governança e fontes de dados confiáveis. Em Mato Grosso do Sul, o Contrato de Gestão pelo papel de sistema de governança e gestão e o Centro de Inteligência é o que o subsidia informações confiáveis para desenvolver políticas com maior eficácia e eficiência. Sendo assim, o presente artigo apresenta elementos importantes da administração pública em Mato Grosso do Sul, abordando tanto suas implementações prévias quanto os desenvolvimentos mais recentes, bem como, discutir a concepção e a evolução dos Contratos de Gestão em Mato Grosso do Sul e a criação do Centro de Inteligência. Após as análises considera-se que o Contrato de Gestão implementado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em 2015 trouxe mudanças significativas na gestão pública, com foco na entrega de resultados mensuráveis à sociedade, uma delas foi a conclusão do Bioparque Pantanal, obra iniciada em 2011 que foi retomada em 2019 e finalizado em 2022.  Destaca-se, ainda, que a criação do Centro de Inteligência GOVMS representa um avanço notável na governança pública do estado. A capacidade de unificar dados de diferentes setores e fornecer informações estratégicas baseadas em evidências permite que os gestores tomem decisões informadas em tempo real.

Biografía del autor/a

  • Mateus Boldrine Abrita, UEMS
    Possui graduação UFMS (2010), mestrado UEM (2012) e Doutorado UFRGS (2018) em Economia. Professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando nos cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Geografia. Tem experiência nos seguintes temas: economia monetária, industrial, brasileira, agronegócio, desenvolvimento regional e econômico, mercado de capitais, inovação e geografia econômica. Possui Livros e capítulos publicados, artigos em periódicos científicos no Brasil e exterior. Também, trabalhos apresentados em eventos científicos no Brasil, países da América do Sul, Europa e Estados Unidos. foi assessor de relações interinstitucionais e projetos estratégicos da UEMS nas gestões Prof. Fábio Edir e Laércio de Carvalho e Prof. Laércio de Carvalho e Celi Corrêa, foi coordenador do Centro de Estudos de Fronteira e Território (CEFRONT) e do Laboratório de eficiência e inovação na Gestão de Mato Grosso do Sul (LAB-GEIMS). Articulista esporádico nos jornais Lê Monde Diplomatique, O Estado MS e Correio do Estado. Foi comentarista econômico nas rádios Jovem Pan CG e Educativa FM, atualmente possui quadro fixo na TVE no jornal da educativa sobre economia e finanças. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do Comitê Coordenador da Rede internacional HERMES - Pesquisadores Internacionais de Fronteiras, Integração e Conflitos. Vice-líder do grupo de pesquisa GEFRONTTER - Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território e pesquisador do Grupo Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento ambos registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Foi Editor fundador do periódico STRUCTURALIST DEVELOPMENT MACROECONOMICS BULLETIN (SDMB). Atualmente na Superintendência de Inteligência de Dados na Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (SEGEM) SEGOV-MS.
  • Leandro Sauer
    ossui graduação em Matemática pela UFMS (1988), Aperfeiçoamento em Estatística Matemática pelo IMPA-RJ (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (1992), doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2003) e Pós-doutorado em Administração pela FEA-USP (2015). Coordenador do curso de Administração da UFMS (2005-2007), chefe do Departamento de Economia e Administração (2007-2008), Pró-Reitor de Ensino e Graduação da UFMS (2009) e Coordenador de Assuntos Estudantis/PROAES da UFMS (2018-2020). Professor titular da ESAN/UFMS, professor do Programa de Pós-graduação em Administração da UFMS e professor do Programa de mestrado Profissionalizante em rede nacional (PROFIAP). Atualmente é Superintendente de Inteligência de Dados da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica - SEGOV do Estado de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Métodos Quantitativos, Modelos Econométricos e Estatísticos, Analise Multivariada e Ciências de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: exclusão social e uso de indicadores sintéticos na definição e acompanhamento de politicas publicas.
  • Claudioney Ramos
    Mestrado (2014) e Graduação (2011) em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente, Superintendente de Economia em Saúde da Secretaria de Saúde do Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU). Membro do 1- Centro de Operações de Emergências (COE-SESAU); 2- Comitê de estudos, elaboração e atualização de procedimentos administrativos do poder executivo (CEAPE-PMCG); 3- Observatório de despesa pública municipal (ODP-PMCG). Professor das disciplinas de Planejamento Estratégico e Introdução à Administração no Curso de Graduação em Análise de Sistemas (UFMS/2014).
  • Bruna Ribeiro Diniz Campos, Bacharel em Engenharia Química (2019), licenciada em Matemática (2021) e especialista em Gestão Escolar (2022). Atuou na área da educação bássica de 2021 a 2023 como assessora escolar na Secretaria de Estado de Educação. Atualmente, é discente no curso Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e trainee de Gestão Pública na Coordenadoria de Estudos, Análise e Riscos Estratégicos (CEARE/SID/SEGEM/SEGOV-MS).

    Bacharel em Engenharia Química (2019), licenciada em Matemática (2021) e especialista em Gestão Escolar (2022). Atuou na área da educação bássica de 2021 a 2023 como assessora escolar na Secretaria de Estado de Educação. Atualmente, é discente no curso Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e trainee de Gestão Pública na Coordenadoria de Estudos, Análise e Riscos Estratégicos (CEARE/SID/SEGEM/SEGOV-MS).

     
  • Rodrigo Ferrada Benavides
    Formação Acadêmica: - Economista - Formado em Ciências Econômicas pela UFPR; - Mestrado em Administração de Empresas com Menção em Gestão de Projetos pela Universidade do Estado do Chile Arturo Prat -UNAP/Chile; - MBA em Gestão para a Excelência FNQ-CTAI; - Especialista em Gestão Estratégica ? UFSC; - Especialista em Desenvolvimento Econômico - UFPR ; - Especialista Planejamento e Análise de Investimentos ? PUCPR. - Experiência de 10 anos, como Diretor de Gestão Estratégica do Sistema FIEMS, onde era responsável pela Ouvidoria (Certificado pela ABO), pelo planejamento, orçamento, custos, pela gestão de processos, compliance, gestão de riscos corporativos, projetos estratégicos e gestão estratégica (performance e desempenho). - Assessor Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP, Coordenador do Projeto Indicadores Conjunturais da Indústria da FIEP; - Diretor e Superintendente de Indústria e Comércio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. - Delegado Regional da ABNT para a Região Centro-Oeste. - Assessor Especial da Diretoria regional do SENAI/MS. - Fluência no idioma espanhol (Nativo). - Perfil profissional baseado nos princípios da ética, perfil pessoal racional, objetivo, perseverante e motivado pela performance e bem-estar da equipe. Capacidade de se comunicar com diversos públicos e com estilo de liderança situacional e motivadora. - Cônsul Honorário do Chile em Mato Grosso do Sul (MS). Principalmente no seguinte tema: Gestão Estratégica Governança Performance Administrativa Processos Orçamentos Custos Planejamento Projetos

Referencias

CENTRO DE LIDERANÇA PÚBLICA, CLP. Prêmio Excelência em Competitividade 2023. São Paulo, Brasil 23 de agosto de 2023. Disponível em: [https://rankingdecompetitividade.org.br/premio]. Acesso em: 04, dezembro e 2023.

DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012.

HOFFMANN, Juliana Feliciati; GIANLUPPI, Luciana Dal Forno. A qualificação dos indicadores no Plano Plurianual 2016-2019. Revista Estudos de Planejamento, n. 5, 2016.

IBM, “DeveliperWorjs” https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/ctaurion/entry/big_data_volume_variedade_velocidade_de_dados?lang=en [acessadoem Abr 17]

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. 2005.

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores Sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas: Editora Alínea, 2006.

LUEDY, Almerinda; MENDES, Vera Lúcia Peixoto S.; RIBEIRO JÚNIOR, Hugo. Gestão pública por resultados: contrato de gestão como indutor de melhorias em um hospital universitário. Organizações & Sociedade, v. 19, p. 641-659, 2012.

MATTE, Izabel et al. Sistema de Governança e Gestão com Foco em Resultados. Revista Estudos de Planejamento, n. 17, 2022.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV). Contratos de Gestão 2016-2023. [https://www.segov.ms.gov.br/gestao-para-resultados/]. Acesso em: 04, dezembro e 2023.

MELLO-THÉRY, Neli Aparecida de. Território e gestão ambiental na Amazônia: terras públicas e os dilemas do Estado. São Paulo: Annablume, 2011.

OLIVEIRA, Gustavo Henrique Justino de. O contrato de gestão na administração pública brasileira. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 26 set. 2023.

Organização das Nações Unidas (ONU). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nova York: ONU; 2015. [acessado 2023 ago 26]. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

SECCHI, Leonardo, COELHO, Fernando de Souza; PIRES, Vladimir. Políticas Públicas: conceitos, casos práticos, questões de concursos. 3rd ed. São Paulo: Cengage, 2019.

STEINBERGER, Marilia. Território, ambiente e políticas públicas espaciais. In: _______. Território, ambiente e políticas públicas espaciais. Brasília: Paralelo 15 e LGE Editora, 2006. p. 29-82.

Publicado

2024-11-05