FEE

O impacto dos fatores econômicos associados à pirataria de software: uma análise em dados de painel

Autores
  • Rodrigo Nobre Fernandez

    Universidade Federal de Pelotas
  • Jean Marcel Del Ponte Duarte

    Universidade Federal de Pelotas.
  • Felipe Garcia Ribeiro

    Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave:
Pirataria, Dados em Painel,
Resumo

O presente trabalho investiga o impacto de variáveis socioeconômicas sobre as taxas de pirataria, utilizando um painel de dados para países, nos anos de 2000 a 2014. Para estimar a relação entre a taxa de pirataria de software e seus possíveis fatores associados, foi utilizado o método de efeitos fixos. Os resultados sugerem que o custo de abrir um negócio está negativamente relacionado com a taxa de pirataria. Essa relação se mostrou positiva apenas quando foram analisados países desenvolvidos. Nesse mesmo sentido, a taxa de desemprego mostrou-se positiva, indicando que a dificuldade de conseguir um trabalho incentiva os agentes econômicos a utilizarem softwares piratas.

 

Palavras-chave

Pirataria de software; ambiente de negócios; dados em painel


 TÍTULO EM INGLÊS:

The impact of economic factors related to software piracy: a panel data analysis

 

Abstract

This paper aims to analyze the impact of socioeconomic variables on piracy rate, by using a cross-country panel data from 2000 to 2014. To estimate the relationship between the software piracy rate and its possible economic determinants, a fixed effects method was used. The results suggest that the cost of starting a business is negatively related to the piracy rate. This relationship was positive only when developed countries were analyzed. Likewise, the unemployment rate was positive, indicating that the difficulty in getting a job encourages economic agents to use pirated software.

 

Keywords

Software piracy; business environment; panel data

 

Classificação JEL: D23, O3, O5

Artigo recebido em maio 2017 e aceito para publicação em nov. 2017.



Biografia do Autor
  1. Rodrigo Nobre Fernandez, Universidade Federal de Pelotas
    Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE/UFRGS (2014). Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas - PPGOM/UFPEL (2011). Graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Técnico em Sistemas para Internet e Intranets pelo Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati - CTI/FURG (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica e Métodos Quantitativos aplicados à Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Parcerias Público-Privadas, Contratos, Regulação, Infraestrutura e Econometria Aplicada.
  2. Jean Marcel Del Ponte Duarte, Universidade Federal de Pelotas.
    Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas (2017).
  3. Felipe Garcia Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas
    Felipe Garcia é professor adjunto II da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde é membro do corpo permanente e coordenador adjunto do mestrado em economia do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM-UFPel). É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), e mestre e doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (2009 e 2013). Tem experiência como pesquisador assistente do Centro de Estudos em Microeconomia Aplicada da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (C-micro/EESP-FGV) e como pesquisador assistente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Atualmente, seus trabalhos se concentram na área de avaliação de políticas públicas e em microeconomia do desenvolvimento.
Downloads
Publicado
2017-12-29
Seção
Artigos
Licença
A remessa dos artigos à revista implica a cessão dos direitos autorais à FEE.