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Proposição e cálculo do Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE) para os estados brasileiros: uma aplicação da análise fatorial de 2007 a 2011

Authors
  • Dieison Lenon Casagrande

    PPGE&D-UFSM RS - Brasil
  • Paulo Henrique de Oliveira Hoeckel

    PPGE&D-UFSM RS – Brasil
  • Claílton Ataídes de Freitas

    USP PPGE&D-UFSM RS – Brasil
  • Cezar Augusto Pereira dos Santos

    PPGE&D-UFSM RS – Brasil
Keywords:
Índice de desenvolvimento educacional, análise fatorial, Estados Brasileiros
Abstract

O artigo tem como objetivo construir um Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE) para elencar os 27 estados brasileiros, durante o período de 2007 a 2011, através do ferramental dos Métodos Quantitativos da Estatística Multivariada, pela aplicação da metodologia da análise fatorial (AF), através da qual serão adotados os escores fatoriais para a elaboração do referido índice. Seu uso baseia-se no interesse em contar com um índice único para cada estado do Brasil, para cada período, e, assim, hierarquizar as unidades da Federação. Os resultados encontrados para o IDE evidenciam certa heterogeneidade regional. Assim, o IDE médio para o período é de 0,371, e o Distrito Federal e os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro encontram-se no topo desse ranking. Por outro lado, os estados da Região Nordeste, como Piauí, Maranhão, Bahia e Paraíba, encontram-se na parte inferior dessa hierarquização.

Palavras-chave: Índice de Desenvolvimento Educacional; análise fatorial; estados brasileiros

 

Título em inglês

Proposition and calculation of the Educational Development Index (EDI) for Brazilian states: an application of Factorial Analysis from 2007 to 2011


Abstract

This paper aims to build an Educational Development Index (EDI) to rank the 27 Brazilian states during the period from 2007 to 2011, through the tools of Quantitative Methods of Multivariate Statistics, by applying the methodology of Factorial Analysis, which will provide the factorial scores for the preparation of this index. Its use is based on the interest in having a single index for each Brazilian state for each period, thus establishing a hierarchy of the country. The results obtained for the EDI show some regional heterogeneity. So the average of the EDI for the period is 0.371, and the states of Distrito Federal, São Paulo and Rio de Janeiro are at the top of this ranking. By contrast, the states of the Northeast, such as Piauí, Maranhão, Bahia and Paraíba, are at the bottom of the ranking.

 Keywords: Educational Development Index; factorial analysis; Brazilian States


Classificação JEL: C02, I21

 

Artigo recebido em ago. 2013 e aceito para publicação em out. 2015.

Author Biographies
  1. Dieison Lenon Casagrande, PPGE&D-UFSM RS - Brasil
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Economia da Universidade Federal de Pernambuco (PIMES-UFPE) e Mestre pelo PPG em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE&D-UFSM)
  2. Paulo Henrique de Oliveira Hoeckel, PPGE&D-UFSM RS – Brasil
    Doutorando em Economia no Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS e Mestre pelo PPGE&D-UFSM
  3. Claílton Ataídes de Freitas, USP PPGE&D-UFSM RS – Brasil
    Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria e do PPGE&D-UFSM
  4. Cezar Augusto Pereira dos Santos, PPGE&D-UFSM RS – Brasil
    Professor da Unochapecó e Mestre pelo PPGE&D-UFSM
Published
2016-06-30
Section
Artigos
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