Proposição e cálculo do Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE) para os estados brasileiros: uma aplicação da análise fatorial de 2007 a 2011
- Authors
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Dieison Lenon Casagrande
PPGE&D-UFSM RS - Brasil -
Paulo Henrique de Oliveira Hoeckel
PPGE&D-UFSM RS – Brasil -
Claílton Ataídes de Freitas
USP PPGE&D-UFSM RS – Brasil -
Cezar Augusto Pereira dos Santos
PPGE&D-UFSM RS – Brasil
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- Keywords:
- Índice de desenvolvimento educacional, análise fatorial, Estados Brasileiros
- Abstract
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O artigo tem como objetivo construir um Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE) para elencar os 27 estados brasileiros, durante o período de 2007 a 2011, através do ferramental dos Métodos Quantitativos da Estatística Multivariada, pela aplicação da metodologia da análise fatorial (AF), através da qual serão adotados os escores fatoriais para a elaboração do referido índice. Seu uso baseia-se no interesse em contar com um índice único para cada estado do Brasil, para cada período, e, assim, hierarquizar as unidades da Federação. Os resultados encontrados para o IDE evidenciam certa heterogeneidade regional. Assim, o IDE médio para o período é de 0,371, e o Distrito Federal e os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro encontram-se no topo desse ranking. Por outro lado, os estados da Região Nordeste, como Piauí, Maranhão, Bahia e Paraíba, encontram-se na parte inferior dessa hierarquização.
Palavras-chave: Índice de Desenvolvimento Educacional; análise fatorial; estados brasileiros
Título em inglês
Proposition and calculation of the Educational Development Index (EDI) for Brazilian states: an application of Factorial Analysis from 2007 to 2011
Abstract
This paper aims to build an Educational Development Index (EDI) to rank the 27 Brazilian states during the period from 2007 to 2011, through the tools of Quantitative Methods of Multivariate Statistics, by applying the methodology of Factorial Analysis, which will provide the factorial scores for the preparation of this index. Its use is based on the interest in having a single index for each Brazilian state for each period, thus establishing a hierarchy of the country. The results obtained for the EDI show some regional heterogeneity. So the average of the EDI for the period is 0.371, and the states of Distrito Federal, São Paulo and Rio de Janeiro are at the top of this ranking. By contrast, the states of the Northeast, such as Piauí, Maranhão, Bahia and Paraíba, are at the bottom of the ranking.
Keywords: Educational Development Index; factorial analysis; Brazilian States
Classificação JEL: C02, I21
Artigo recebido em ago. 2013 e aceito para publicação em out. 2015.
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Figura 01: Taxa de analfabetismo pessoas de 5 anos ou mais de idade, por Unidade da Federação (%) – 2011 (Portuguese)
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Figura 02: Pessoas de 10 anos ou mais com mais de 11 anos de estudo (%) – 2005 a 2011. (Portuguese)
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Figura 03: Taxa de escolarização bruta Ensino Fundamental, regiões do Brasil, 2005-2011. (Portuguese)
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Figura 04: Taxa de distorção idade-série Ensino Médio (%), 2005-2011. (Portuguese)
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Figura 05: Índice de Desenvolvimento Educacional Médio 2007-2011 para os Estados Brasileiros. (Portuguese)
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Comunicação Autor-Parecerista (Portuguese)
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- Published
- 2016-06-30
- Section
- Artigos
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