FEE

As condições globais-locais e os grupos transnacionais: uma análise do cenário pós-industrial e suas implicações para a internacionalização de empresas

Autores
  • Sirlei Pitteri

    Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Paulo Roberto Feldmann

    Universidade de São Paulo (USP)
  • Luis Paulo Bresciani

    Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
Palavras-chave:
Cenário pós-industrial, Condições globais-locais, Internacionalização de empresas, Grupos transnacionais
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar as condições globais-locais do ambiente econômico contemporâneo e suas implicações na definição de estratégias para a internacionalização das corporações transnacionais. Aborda a gênese da internacionalização no cenário pós-industrial e os determinantes que a intensificaram, realiza uma análise das questões relacionadas ao dilema global-local e às suas implicações nos territórios e, por fim, faz uma síntese das análises efetuadas. Os resultados apontam duas questões relevantes para estudos futuros. A primeira refere-se à transição político-econômica desde a fragilização do Estado do Bem-Estar (1990) perante o capitalismo neoliberal (2000) e à tendência aos regimes nacionais soberanos com forte componente democrático (2010). A segunda relaciona-se com as forças locais presentes nos territórios, cujas especificidades econômicas, sociais, políticas, históricas e culturais têm prevalecido sobre a perspectiva de homogeneização derivada dos processos globalizados. Classificação JEL: F230; R130; A120; A130. Artigo recebido em set. 2011 e aceito para publicação em out. 2013.
Biografia do Autor
  1. Sirlei Pitteri, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
    Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Professora e Pesquisadora em Gestão Organizacional e Desenvolvimento Regional.
  2. Paulo Roberto Feldmann, Universidade de São Paulo (USP)
    Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da Universidade de São Paulo (USP).
  3. Luis Paulo Bresciani, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
    Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
Downloads
Publicado
2014-05-30
Seção
Artigos
Licença
A remessa dos artigos à revista implica a cessão dos direitos autorais à FEE.