FEE

Gestão ambiental pública em municípios com forte correlação entre desmatamento e expansão da pecuária, soja e madeira.

Autores
  • Eugênia Rosa Cabral

    Universidade da Amazônia.
  • Sérgio Castro Gomes

    Universidade da Amazônia.
Palavras-chave:
Gestão Ambiental Pública, Agropecuária, Exploração madeireira, Desmatamento, Conflito de interesses
Resumo
Resumo Estudo da gestão ambiental pública em municípios paraenses que formam o “Arco do Desmatamento” e se destacam pela produção pecuária, de soja e de madeira. Analisa em que medida as ações públicas respondem ao problema do desmatamento relacionado às pressões ambientais dessas atividades. Baseia-se, empiricamente, nos dados das produções agrícola e pecuária, nas taxas de desmatamento e no aparelhamento político-institucional municipal referentes a 2000-09. Conclui que a presença de instituições reguladoras no âmbito municipal contribui para reduzir os problemas ambientais, embora as ações sejam efetivadas em um ambiente de intenso conflito de interesses, o que condiciona o grau de eficiência e de eficácia da gestão ambiental. Palavras-chave: gestão ambiental pública; desmatamento; conflito de interesses. Artigo recebido em jun. 2011 e aceito para publicação em out. 2012.
Biografia do Autor
  1. Eugênia Rosa Cabral, Universidade da Amazônia.
    Doutora em Ciências Humanas, Sociologia e Política, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professora do Mestrado em Administração da Universidade da Amazônia (Unama).
  2. Sérgio Castro Gomes, Universidade da Amazônia.
    Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Professor do Mestrado em Administração da Universidade da Amazônia (Unama).
Downloads
Publicado
2013-07-02
Seção
Artigos
Licença
A remessa dos artigos à revista implica a cessão dos direitos autorais à FEE.