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Comércio exterior de empresas brasileiras: uma análise segundo a origem do capital

Autores/as
  • Célio Hiratuka

Palabras clave:
Comércio, Exportação
Resumen
O artigo trata do comércio exterior de empresas brasileiras, verificando as diferenças de desempenho entre as empresas nacionais e as estrangeiras ao longo da década de 90. São analisados os fluxos de comércio, as propensões a exportar e a importar, os padrões de destino e origem e a pauta de comércio considerando a intensidade tecnológica dos produtos transacionados. Os dados mostram que, na comparação com as empresas de capital nacional, as empresas estrangeiras possuem uma propensão maior a importar, principalmente produtos mais intensivos em tecnologia, provenientes de regiões mais desenvolvidas. Os resultados apresentados também mostram que essa característica está relacionada à influência dos fluxos de comércio intracorporativos, uma vez que se verifica uma clara influência da região de origem do capital das empresas estrangeiras sobre os fluxos e os padrões de comércio. Palavras-chave Comércio internacional; comércio intrafirma; empresas multinacionais.
Sección
Artigos
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