Sociologia econômica, a teoria das convenções e o funcionamento dos mercados: "inputs" para analisar os micro e pequenos empreendimentos agroindustriais no Brasil
- Autores/as
-
-
John Wilkinson
-
- Palabras clave:
- Pequenas e médias empresas, Agroindústria, Sociologia econômica
- Resumen
- Neste artigo, mostramos como os aportes da sociologia econômica e da teoria das convenções ajudam a entender não apenas o dinamismo dos mercados tradicionais dos micro e pequenos empreendimentos (MPE) no meio rural, mas as condições, também, da sua reciclagem em direção a mercados de “qualidade”. específica". Apresentamos, em primeiro lugar, a contribuição de Granovetter, explorando o seu conceito do "enraizamento" da ação econômica em redes sociais e distinguindo este do enfoque de "construção social", que implica uma reformatação da ação econômica de acordo com valores, conhecimentos e ineteresses novos. Em seguida, introduzimos os conceitos de rede social estendida e da 'iorça de laços fracos", também de Granovetter, para entender como mercados à distância podem se apoiar, na mesma forma, em redes sociais. A reinserção dos MPE através de mercados de qualidade, por outro lado, exige mecanismos que extrapolam a eficácia de redes sociais. Na segunda parte do artigo, mostramos como as teorias de "ator-rede"e de convenções aportam os conceitos analíticos-chave para entender como, não apenas as "commodities", mas também os mercados artesanais podem funcionará distância, através de normas e "standards" próprios, que os fazem autônomos das suas redes sociais de origem. Palavras-chave Sociologia econômica; convenções; micro e pequeno empreendimento rural.
- Descargas
- Número
- Vol. 23 Núm. 2 (2002)
- Sección
- Artigos
- Licencia
- A remessa dos artigos à revista implica a cessão dos direitos autorais à FEE.