FEE

Análise da preferência de consumidores por etanol e gasolina no Brasil

Authors
  • Roberta Castro Morizono

    PROCAM/USP
  • Heidy Rodriguez Ramos

    Universidade Nove de Julho
  • Claudia Terezinha Kniess

    Universidade Nove de Julho
Keywords:
Probabilidade de consumo, etanol, gasolina
Abstract

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo empírico que mostra as probabilidades de consumo do etanol e da gasolina nas regiões abrangidas pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) no Brasil. Para tanto, a teoria da Escolha Discreta foi escolhida como referencial teórico, sendo a aplicação de um modelo Logit o método usado para a estimação das probabilidades. Simulações, por meio de modificações nas variáveis explicativas, das probabilidades estimadas foram realizadas com o intuito de verificar as mudanças esperadas na demanda da gasolina e do etanol. Os resultados mostram que as mudanças apresentam maiores alcances na região Sudeste e que alterações no preço da gasolina causam maiores mudanças nas probabilidades simuladas, tanto para aumento como para redução. Para os intervalos de variações considerados, aumentos no preço da gasolina implicam aumentos três vezes maiores na probabilidade de consumo do etanol, em relação a reduções em seu preço. Assim, programas políticos que promovam maior eficiência, autonomia, da gasolina possuem maior probabilidade de reduzir seu consumo do que programas que incentivem o consumo de combustíveis alternativos, como é o caso do etanol.

Palavras-chave: Probabilidade de Consumo; Gasolina e Etanol.

 

TÍTULO EM INGLÊS

 Analysis of consumer preference for ethanol and gasoline in Brazil


Abstract

The objective of this work is developing an empirical model that can show the probabilities for the consumption of ethanol and gasoline in the regions covered by the Research of Family Budget (POF) in Brazil. The Discrete Choice Theory and a Logit model were used for estimate those probabilities. These results were used to make simulations, by modifying the explicative variables, of the probability for the consumption of ethanol and gasoline. The Southeast region presents effects that are higher to the Brazilian average and variations in the price of gasoline, when it rises or decreases, results in a bigger difference between the real probability and the simulated one. Considering the intervals of variations, rises in the price of gasoline result in an increase of around three times in the probability for the consumption of ethanol, in relation to decreases in the price of ethanol. So, the results gotten from the model and the simulated ones show us that political programs that promote more gasoline efficiency, autonomy, have a bigger chance of reducing its consumption than the programs that encourage the consumption of alternative fuels, such as ethanol.

Key words: Probability of Consumption; Gasoline and Ethanol.

Classificação JEL: D12, Q42

Artigo recebido em fev. 2016 e aceito para publicação em mar. 2018.


Author Biographies
  1. Roberta Castro Morizono, PROCAM/USP
    Possui conhecimento, habilidades e experiência em pesquisas e gestão de projetos e equipes multidisciplinares e no desenvolvimento de modelos estatísticos, indicadores e ferramentas para soluções de problemas e mensuração de resultados nas áreas social, econômica e ambiental. Trabalhos desenvolvidos em instituições e projetos de desenvolvimento sustentável em comunidades tradicionais da Amazônia e da Mata Atlântica. Assim como, prática em modelos de análise do comportamento de consumidores (Teoria da Preferência) e de demanda voltados para a implantação e/ou implementação de políticas públicas.
  2. Heidy Rodriguez Ramos, Universidade Nove de Julho
    Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo ? FEA/USP (2011). Estágio Doutoral na Universidade Técnica de Lisboa (UTL) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) (2010/2011). Mestrado em Sociedade, Economia e Estado pelo Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina - PROLAM/USP (2006). Bacharel em Administração pela FEA/USP (2003). Professora e pesquisadora no Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (GeAS), no mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CIS) e no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atua na linha de pesquisa em Gerenciamento Ambiental no GeAS exercendo a função de líder e pesquisando sobre biocombustíveis e eficiência energética. Desenvolveu pesquisas nas áreas de Empreendedorismo, Estratégia, Planejamento Estratégico e Internacionalização de Empresas.
  3. Claudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho
    Cláudia Terezinha Kniess é graduada em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Realizou o curso de aperfeiçoamento em Training on Sustainable Development of Mining no International Institute For Mining Technology ? MINITEC ? Japão (bolsista JICA). Possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista CAPES) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina com período de estágio de doutorando (sanduíche) no Departamento de Cerâmica e Vidro da Universidade de Aveiro- Portugal (bolsista CAPES). Realizou o Pós Doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares ? Centro de Combustíveis Nucleares (IPEN-CCN/USP). Possui experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento. Atua nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Valorização de Resíduos Industrias, Engenharia de Materiais e Gestão da Tecnologia, interagindo com grupos interdisciplinares e multidisciplinares. É coordenadora de projeto aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica ? ANEEL (ANEEL/TRACTEBEL) na área de inovação sustentável. Possui diversos trabalhos publicados em periódicos indexados e apresentados em congressos científicos nacionais e internacionais, como também produtos/processos industriais com registro de patente. A experiência referente à docência e a pesquisa foi adquirida em instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC), a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC) e Universidade Ibirapuera (UNIb/SP), esta última também com o exercício da coordenação dos cursos de graduação em Química, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão da Qualidade. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP) no Programa de Pós-graduação em Administração, no Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade e no Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos . Foi Diretora do Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade - UNINOVE (2014-2015). Atualmente é diretora do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis - UNINOVE. Membro dos grupos de pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Inovação e Sustentabilidade, Gerenciamento em Projetos e Gestão da Sustentabilidade. Realiza também atividades de consultoria técnica em empresas nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Projetos.Editora da Revista Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Revista GeAS. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Nivel 2 - CNPq.
Published
2018-04-04
Section
Artigos
License
A remessa dos artigos à revista implica a cessão dos direitos autorais à FEE.