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Determinantes da proficiência em matemática no Rio Grande do Sul: uma análise a partir de modelos hierárquicos

Authors
  • Kayline da Silva Gomes Moreira

    Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio/CE)
  • Paulo de Andrade Jacinto

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Izete Pengo Bagolin

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Keywords:
Economia da Educação, Desempenho Escolar, Modelos Hierárquicos Lineares.
Abstract

O presente trabalho tem como objetivo investigar os fatores associados ao desempenho escolar no Estado do Rio Grande do Sul, utilizando modelos hierárquicos lineares (MHL) e os microdados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SAERS) do ano de 2007. O principal resultado evidenciou que as características socioeconômicas dos alunos estão fortemente associadas ao desempenho escolar, enquanto que as características das escolas pouco contribuem na explicação do rendimento escolar dos estudantes gaúchos. Não necessariamente esse resultado significa que as características escolares não são importantes na explicação da proficiência, mas pode sinalizar um uso ineficiente dos recursos escolares. Verifica-se que é importante desenvolver estratégias que orientem políticas públicas, no sentido de ampliar o papel da escola no desempenho dos estudantes, de modo a proporcionar igualdade de oportunidades, sobretudo para os alunos mais carentes.

 Palavras-chave

Economia da Educação; desempenho escolar; modelos hierárquicos lineares


 

TÍTULO EM INGLÊS

 Determinants of the proficiency in math in the State of Rio Grande do Sul: an analysis based on hierarchical models

Abstract

This paper aims to investigate the determinants of educational achievement in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, by using hierarchical linear models (HLM) and the 2007 microdata from the Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (system of educational performance assessment of the State of Rio Grande do Sul). The main result points to the students’ socioeconomic characteristics as the strongest determinants of their performance, while school features contribute very little to their outcomes. This result does not necessarily mean that school attributes are not important to explain the students’ results, but it might mean that school resources have been used inefficiently. The evidence shows that it is important to develop strategies to guide public policies in order to expand the role of the school in the students’ achievements, so that they, especially the neediest ones, can be given equal opportunities.

 Key words

Economics of Education; educational performance; hierarchical linear models

Classificação JEL: I02; I20; I25

Artigo recebido em mar. 2015 e aceito para publicação em fev. 2017.

Author Biographies
  1. Kayline da Silva Gomes Moreira, Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio/CE)
    Mestre em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGE/PUCRS). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professora Assistente III no Centro Universitário Estácio do Ceará. Possui experiência na área de Economia com ênfase em Teoria Econômica e Desenvolvimento Econômico.
  2. Paulo de Andrade Jacinto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE/PUCRS).
  3. Izete Pengo Bagolin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    Pós- doutorado no Instituto Superior de Economia e Gestão - ISEG - da Universidade de Lisboa. Professora Titular na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE/PUCRS).
Published
2017-06-30
Section
Artigos
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