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Inovação e performance competitiva na indústria vitivinícola brasileira

Authors
  • Daniel Lemos Jeziorny

    Universidade Federal de Uberlândia/MG
  • Antônio César Ortega

    Universidade Federal de Uberlândia/MG
Keywords:
Vitivinicultura, inovação, competitividade
Abstract
Resumo Ao lançar mão da abordagem sistêmica da inovação, o objetivo do trabalho é demonstrar que no Vale dos Vinhedos, região serrana do Rio Grande do Sul, existe um conjunto de organizações que se relacionam com o intuito de gerar inovações que resultem em aumento de competitividade no setor vitivinícola. Além disso, o trabalho aponta exemplos de inovações difundidas e traz alguns resultados sobre o desempeno do setor. Com base no método Relative Trade Advantage – RTA, procura-se medir a performance competitiva da indústria vinícola brasileira, vis a vis a de seus principais concorrentes. Palavras-chave: Vitivinicultura; inovação; competitividade Título em ingles Innovation and Competitive Performance in the Brazilian Wine Industry Abstract From the perpsective of systemic approach to innovation, the objective is to demonstrate that in Vale dos Vinhedos, the mountainous region of Rio Grande do Sul, there a set of organizations that relate to the purpose of generating innovations and, from these, increase the competitiveness of the wine industry. The study highlights examples of innovations and their results. Moreover, based on the method Relative Trade Advantage – RTA, seeks to measure the competitive performance of the brazilian wine industry, vis a vis its main competitors. Keywords: Winemaking; innovation; competitiveness Classificação JEL: B52
Author Biographies
  1. Daniel Lemos Jeziorny, Universidade Federal de Uberlândia/MG
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federa de Uberlândia
  2. Antônio César Ortega, Universidade Federal de Uberlândia/MG
    Dr. Professor Associado IV do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia
Published
2013-12-26
Section
Artigos
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